AMD vai permitir que controle a RAM para jogos!

Normalmente, um qualquer produto computacional, chega ao mercado com uma certa quantidade de memória RAM, que depois deve ser gerida pelo Sistema Operativo. No mundo dos computadores desktop, pode até pode adicionar ou retirar memória RAM, com a gestão a ficar sempre no lado do SO.

Mas, a AMD, com a sua nova plataforma AMD Ryzen AI 300, quer mudar um pouco a forma como se mexe na memória. A ideia é levar melhorias para o lado dos jogos!

AMD vai permitir que controle a RAM para jogos! 

AMD Ryzen

Portanto, a AMD quer introduzir uma nova funcionalidade denominada de Variable Graphics Memory, que segundo a própria, vai trazer algumas melhorias para o lado do Gaming.

Porquê? Bem, é uma funcionalidade pensada para aumentar os FPS, que vai ser capaz de “desviar” alguma da memória RAM do seu sistema, para ajudar o trabalho da placa gráfica.

Isto é algo que pode ser ativo com um simples clique na app AMD Adrenalin.

Ou seja, se quiser ativar a funcionalidade, pode desviar cerca de 75% da quantidade de memória RAM do seu PC para o lado da placa gráfica. Porém, a AMD avisa que é boa ideia deixar pelo menos 16GB para o CPU.

Por exemplo, se tiver 32GB de memória RAM, e ativar a funcionalidade VGM na definição “médio”, sem mexer mais na app, cerca de 8GB vão ser adicionados à VRAM para a placa gráfica.

Esta é uma novidade que vai fazer maravilhas em sistemas com placas gráficas integradas, porque estas costumam ter apenas 512MB de VRAM alocada. Por isso, logo à partida, esta nova funcionalidade pode fazer maravilhas em sistemas mais limitados.

Entretanto, a funcionalidade Variable Graphics Memory (VGM) está apenas disponível em portáteis AMD com processadores Ryzen AI 300 Strix Point. Mas, a correr bem, é provável que se torne em uma funcionalidade base do ecossistema Radeon. Por enquanto, os resultados ainda dependem muito do jogo.

 

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também