A nova geração de placas gráficas já anda por aí, há vários meses, tanto pelas mãos da NVIDIA, como também pelas da AMD. Porém, os preços não estão muito amigos das carteiras dos utilizadores, com as fabricantes a optar por meter os seus novos produtos numa gama ainda mais alta, em vez de os colocarem, como seria normal, no lugar dos seus produtos mais antigos, que supostamente já teriam dado o que tinham para dar.
Pois bem, enquanto as placas mais recentes estão ainda bastante longe daquilo que os consumidores tradicionais chamariam de apetecível, tanto a NVIDIA como a AMD já preparam novos modelos de gama média, que já deverão mudar um pouco o paradigma.
Afinal de contas, além de preços bastante mais baixos, estas placas vão também chegar ao mercado com valores muito similares aos das ‘velhinhas’ RTX 30 e Radeon RX 6000, que até aqui, têm teimado em não baixar. Isto vai criar um choque em cadeia, com quedas de preço em todas as gamas de preço.
Porém, segundo aquilo que nos tem chegado as mãos por parte da AMD, ainda vamos ter de esperar um pouco pela revolução de preços. Algo que, infelizmente, a NVIDIA vai aproveitar em pleno.
AMD vai lançar placas competitivas! Mas vai ter de esperar
Portanto, tudo indica que a AMD está a planear lutar, FINALMENTE, com a NVIDIA, a partir de produtos focados na qualidade/preço. Porém, este lançamento foi adiado, e provavelmente só vai acontecer mais para o meio do ano. Estamos a falar das Radeon RX 7800, RX 7700 e RX 7600, que já deverão trazer muitos dos problemas das atuais 7900 resolvidos.
Isto vai ser obviamente aproveitado pela NVIDIA, para esticar ainda mais o tempo de vida das muitas RTX 30 ainda no mercado. Ou seja, quer placas gráficas REALMENTE baratas? Vai ter de esperar mais 4 meses.