Como deve saber, neste momento, estamos a passar por um período de calmia no mundo do hardware. Mas sabe a razão? Estamos no ‘limbo’ entre os lançamentos que já aconteceram, e os que toda a gente sabe que estão prestes a acontecer. Estamos obviamente a falar da nova geração de processadores da Intel e AMD, e claro, das novas placas gráficas da Intel, NVIDIA e AMD.
Não se deixe enganar, as quedas de preço no mundo do hardware, das últimas semanas, não são inocentes. As fabricantes, e suas parceiras, têm agora cerca de 6 meses para despachar as atuais gamas de produto. Por isso, os “descontos” foram uma obrigatoriedade, e não uma opção.
Pois bem, no meio de tudo isto, temos a chegada dos novos processadores da AMD, que vão finalmente deixar para trás as linhas de 7nm da TSMC. Sim, estamos a falar dos Ryzen 7000, baseados na arquitetura Zen 4. Uma arquitetura, que também já deverá apostar, em pleno, na memória V-Cache que o Ryzen 7 5800X3D está agora prestes a trazer para o mercado.
AMD vai começar a produzir já os novos Ryzen 7000
Portanto, segundo o sempre muito reputado Greymon55, a AMD já tem tudo a postos com a TSMC, para começar a produzir, em massa, os CCDs ‘Zen 4’, nas linhas de 5nm da sua principal parceira. Segundo a calendarização avançada, vai tudo começar em Abril, com um ramp-up esperado logo em Maio.
Dito isto, apesar de ser sempre complicado perceber quando irá acontecer o lançamento propriamente, se tivermos em conta os ‘velhos’ Ryzen 5000, o início de produção começou em Junho, com os primeiros produtos a chegarem às prateleiras algures em Novembro. Contudo, tudo isto aconteceu durante o primeiro ano de pandemia, onde nem sequer existiam vacinas… Por isso, vale o que vale.
Entretanto, quanto aos processadores, é esperado um aumento dramático no IPC, capaz de voltar a meter a AMD no trono da performance. Além disto, também vamos dar as boas vindas ao suporte à memória DDR5, e também ao padrão PCIe 5.0. (Ou seja, pode dizer adeus à sua atual motherboard, vai ter de mudar para uma nova board!)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto para mudar de processador? Ou quem sabe, mesmo de PC? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!