Como deve imaginar, da mesma forma que existem “easter eggs” escondidos em filmes, séries, ou jogos, eles também acabam por aparecer em produtos do nosso dia-a-dia, apesar de muitas vezes bastante mais escondidos.
Estamos a falar de curiosidade, ou puras piadas, que as equipas de engenharia gostam de meter nos seus produtos, para mais tarde arrancar um sorriso aos consumidores.
Pois bem, um destes segredos foi agora descoberto num produto bastante antigo da AMD, um processador K7 Athlon de 1999. Um chip muito importante na altura, porque meteu a AMD em pé de igualdade com a Intel.
Interessado?
AMD tem uma piada escondida há mais de 20 anos!
Portanto, um fotográfo especializado em hardware (Fritzchens Fritz) decidiu investigar um pouco o que está escondido na die de um processador bastante antigo da AMD (Athlon K7), com a ajuda de um microscópio moderno.
O que encontrou? Simples e curioso!
O Estado do Texas num canto, logo acima de um revólver a disparar uma bala.
Uma piada escondida, que é também uma menção às fábricas que a AMD tinha e continua a ter algumas fábricas e laboratórios. Porém, também pode ser uma menção ao facto de a AMD ter conseguido apanhar a Intel após alguns tempos de dificuldades. Aliás, esta foi a primeira vez que a AMD foi capaz de igualar a Intel em performance, sendo por isso um chip extremamente importante para a gigante dos processadores e placas gráficas.
Entretanto, para ter a noção da evolução dos tempos, este processador foi produzido a partir de um processo de 250nm, tinha 512KB de cache, e “apenas” 22 milhões de transístores.
Será esta apenas uma das muitas piadas que a AMD andou a esconder em processadores ao longo dos anos? Afinal de contas, esta não é de todo uma prática rara! Visto que a Nothing também faz algumas menções a Pokémons nos seus smartphones. Aliás, até a própria Microsoft escondeu um Master Chief (Halo) no PCB da Xbox One.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!