AMD tem novidades para a Xbox, mas nada para a PS5!? – Como deve saber, as consolas de nova geração partilham muito do hardware base mais importante, fruto de uma parceria extremamente interessante com a AMD.
No entanto, ao que tudo indica, as consolas Series S e Series X do ecossistema Xbox estão mais bem preparadas para receber as muitas atualizações que a AMD tem vindo a fazer no campo gráfico.
We are very excited to provide #FidelityFX Super Resolution 2 to @Xbox developers! #FSR 2 can be found in the most recent GDKX samples – building cross-platform for #Xbox Series X|S, Xbox One, and Windows Desktop.
Many thanks to @Microsoft for this continued collaboration. pic.twitter.com/IX1dGcNbVt
— AMD GPUOpen (@GPUOpen) June 23, 2022
Afinal de contas, o código fonte para o novo FidelityFX Super Resolution 2.0 (FSR 2.0) já está disponível para os developers do mundo Xbox, com a AMD a agradecer o empenho e rapidez com que a Microsoft está a tentar implementar todas as suas novidades. Já para a PS5? Bem… Não sabemos nada!
AMD tem novidades para a Xbox, mas nada para a PS5!?
Portanto, não sabemos muito bem como está a parceria com a Sony, e por isso mesmo, não fazemos ideia se o FSR 2.0 vai chegar aos kits de desenvolvimento da PlayStation 5.
A AMD e Sony até pareciam bastante próximas na altura do desenvolvimento e lançamento da consola, e o FSR 1.0 foi suportado, pelo menos em parte, mas… Parece que a preferência da AMD está agora no lado da Microsoft!? Contudo, é preciso salientar que o código é Open Source, por isso, se os developers realmente o quiserem implementar, não precisam da autorização de ninguém.
Entretanto, a AMD já tem suporte para 20 jogos com o FSR 2.0! Onde podemos incluir Abyss World, Asterigos: Curse of the Stars, Deathloop, Delysium, EVE Online, Farming Simulator 22, Forspoken, Grounded, God of War, Hitman 3, Microsoft Flight Simulator, Overprime, Perfect World Remake, Rescue Party Live, Super People, Swordsman Remake, Tiny Tina’s Wonderlands, The Callisto Protocol, Thymesia, e Unknown 9: Awakening.
Curiosamente, a AMD afirma ainda que o FSR está a ser adotado muito mais rapidamente, comparativamente ao NVIDIA DLSS! Com o FSR a chegar já a 113 jogos, enquanto o DLSS da NVIDIA precisou de 3 anos e meio para chegar a 180 jogos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com a chegada de melhorias, ou preocupado pela falta de anúncios por parte da Sony? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.