AMD está a dar uma tareia à Intel em 2025!

Ainda se lembra da altura em que a AMD precisou das consolas como de pão para a boca, caso contrário tinha de fechar portas? Pois bem, a guerra entre AMD e Intel continua ao rubro em 2025, mas se há vencedora clara neste momento… é a AMD.

Os dados mais recentes do CPU-Z mostram que a marca liderada por Lisa Su está a ganhar quota de mercado a um ritmo impressionante, enquanto a Intel está a perder gás.

A receita para o sucesso? Um só nome: Ryzen 7 9800X3D. Um processador que caiu nas graças dos gamers e entusiastas, ao ponto de se tornar no mais popular entre os utilizadores validados na base de dados do CPU-Z.

16.6% de crescimento para a AMD, 10% de perda para a Intel

radeon, AMD

Segundo os dados do primeiro trimestre de 2025, a AMD ganhou 16,6% de quota de mercado, enquanto a Intel perdeu 10% no mesmo período. É um salto brutal e que aproxima a AMD do domínio total. Algo que seria completamente impensável há apenas alguns anos.

Claro que estes dados vêm da plataforma CPU-Z, ou seja, referem-se a utilizadores mais entusiastas e não ao mercado mainstream generalista. Ainda assim, é um excelente termómetro para perceber as tendências do momento.

A AMD está num nível diferente!

Ryzen 7 9800X3D: o novo rei dos CPUs!

Com uma quota de 4,3% entre os sistemas validados, o 9800X3D tornou-se o CPU mais popular de 2025. Logo a seguir está o clássico Ryzen 5 5600X com 2,1%. Isto mostra que o novo chip com 3D V-Cache caiu mesmo no goto do pessoal. Isto porque oferece desempenho brutal em gaming, excelente eficiência, e claro, um preço competitivo.

Este sucesso ajudou também a consolidar a configuração de 8 núcleos como a mais procurada.

Isto com um crescimento de 32,6% face a 2024. Hoje, os CPUs de 8 núcleos representam 24,7% do mercado, acima dos 6 núcleos (22,5%) e 4 núcleos (19,4%).

Chipsets baratos, performance premium

Mais uma curiosidade que mostra o espírito dos tempos: a maioria dos utilizadores AM5 está a optar por motherboards B650, em vez das mais caras X870/X870E. A razão é simples: as B650 já oferecem quase tudo o que é preciso. Onde podemos incluir o suporte para overclock (que só existe na gama alta Intel), PCIe 5.0, DDR5. Tudo a um preço muito mais simpático.

Até no mercado das gráficas a AMD está a ganhar!

Ah pois é. Apesar da NVIDIA continuar no topo em termos de market share global, a AMD também ganhou 16,6% no segmento das GPUs, enquanto a NVIDIA caiu 6,4%. Nada mau para quem, há uns anos, era gozada por estar sempre a reboque.

Conclusão

A AMD está a viver uma das suas melhores fases de sempre no mercado dos PCs. O Ryzen 7 9800X3D é um sucesso absoluto, o socket AM5 está a consolidar-se, os chipsets acessíveis são uma aposta ganha e até no mundo das gráficas a coisa começa a pender a favor da marca.

A Intel que se cuide!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...