Como deve saber, a Intel tem vários processadores ‘F’ em todas as suas gerações mais recentes de processadores, o que claro está, significa a inexistência de um iGPU (placa gráfica integrada).
No lado da AMD, nunca foi necessária uma nomenclatura para identificar esses processadores, porque a fabricante apenas adicionava iGPUs nas gamas ‘G’. Com a diferença do iGPU destes processadores serem significativamente mais poderosos comparativamente aquilo que a Intel oferecia.
Ou seja, a grande maioria dos processadores AMD baseados na arquitetura Zen não contavam com um iGPU. Pois, isso está a mudar, especialmente com a chegada da geração Ryzen 7000! Assim, como tal, a AMD também já está a fazer uso da mesma exata nomenclatura da Intel. Um perfeito exemplo disso mesmo é o novo Ryzen 7 7500F, que por enquanto parece ser um exclusivo do mercado Chinês.
AMD também já tem processadores Ryzen ‘F’!
Portanto, ao longo dos últimos dias, têm existido várias menções a um Ryzen 7 7500F, um processador baseado na arquitetura Zen 4, claro, mas que chega ao mercado sem iGPU, e por isso com um preço mais apelativo.
Na realidade, o processador parece ser mesmo uma cópia integral do Ryzen 5 7600, a operar a 65W. O que por sua vez significa que tem um nível de performance um pouco inferior comparativamente ao Ryzen 5 76000 (não-X).
Ao que tudo indica, a AMD está apenas a testar o sucesso do processador no mercado Asiático, para depois decidir se o lança na Europa e nos Estados Unidos. Se não houver sucesso, que é provável que não exista, o CPU fica apenas e só na China.
Gostava de ver este processador no mercado? Ou já existem demasiadas alternativas nas prateleiras? O mercado está saturado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!