AMD sem placas de topo? Sim, mas a gama média é incrível!

A AMD já percebeu que não consegue concorrer com a NVIDIA nas gamas mais altas, por isso, vai repetir uma estratégia do passado… Ou seja, vai saltar a gama alta na próxima geração, de forma a conseguir investir mais recursos na Inteligência Artificial, isto ao mesmo tempo que tenta ganhar mais algum tempo para lançar algo mais poderoso no futuro.

Porém, isto pode não ser o fim do mundo como muitos especialistas e analistas afirmam.

Afinal, as novas placas gráficas de gama média da AMD podem vir a ser mais poderosas que as suas atuais placas de topo. Uma estratégia interessante, visto que estamos a viver uma altura em que qualquer placa gráfica de gama média custa mais de 500€. É preciso alternativas boas na performance, e apelativas no preço.

AMD sem placas gráficas topo de gama? Sim, mas a gama média é incrível!

rx 6700 xt

Portanto, ao que tudo indica, a próxima geração de placas gráficas AMD (Radeon 8000) baseada na arquitetura RDNA 4 vai deixar a gama mais alta do mercado para a NVIDIA. No entanto, isto não significa que a AMD não tenha algumas surpresas escondidas na sua manga. Afinal de contas, segundo alguns rumores muito recentes, a AMD vai ter pelo menos uma placa gráfica de gama média capaz de ultrapassar os níveis de performnace da Radeon RX 7900 XT. Se formos olhar para o lado da NVIDIA, isto significa que a nova gama média da AMD pode ser capaz de oferecer níveis de performance muito similares à RTX 4080.

Preço? Segundo a mesma fonte, estamos a olhar para um produto à volta dos 400~600 euros. Quer uma RTX 4080 a 400~600€? Eu quero!

Data de lançamento? Bem, só em 2025. Em 2024 vamos ver apenas alguns refreshes, como é o já muito balado lançamento das novas RTX 40 Super, que claro, deve ser acompanhado por um refresh das Radeon RX 7000 (RX 7X50).

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também