AMD Ryzen “Medusa” com Zen 6 pode mudar o jogo!

A AMD está forte, aliás, está mesmo muito forte no mundo dos processadores para PCs Desktop e Portáteis. Mas, o pé tem de continuar em cima do acelerador. Por isso, a próxima geração de processadores AMD com arquitetura Zen 6, conhecida internamente como “Medusa”, está a levantar ondas nos bastidores da indústria.

Isto porque, a mudança não vai ser só no desempenho. Vai ser mesmo a nível físico, com impacto direto na forma como instalamos a memória RAM.

AMD Ryzen “Medusa” com Zen 6 pode mudar o jogo!

radeon, AMD

Duplo controlador de memória? Parece que sim

Segundo os rumores mais recentes vindos da Ásia (via Uniko’s Hardware), os novos Ryzen com Zen 6 vão chegar com dois controladores de memória integrados (IMC). Ou seja, em vez de um só controlador como temos atualmente, os chips Medusa podem passar a ter dois. Isto trará vantagens, mas também alguns desafios para quem monta PCs.

A principal consequência disto? Mudanças na orientação dos módulos DDR5 nas motherboards.

Instalação da RAM vai mudar?

Atualmente, nas motherboards AM5, os slots preferenciais para uma instalação ideal de dois módulos de RAM são os A2 e B2. É por isso que muitas fabricantes até metem esses slots em destaque.

Porém, com o novo controlador de memória da arquitetura Zen 6, a preferência poderá passar a ser pelos slots A1 e B1.

Isto pode parecer um detalhe técnico, mas tem impacto direto no arranque e estabilidade do sistema, e pode até afetar o desempenho da máquina no dia-a-dia. Especialmente em motherboards com apenas dois slots DIMM, como as Mini-ITX e algumas mATX pensadas para overclock.

Aliás, já se fala que a MSI está a preparar-se para esta mudança com a sua nova motherboard MPOWER AM5, que supostamente vai ser 100% compatível com o novo arranjo.

Performance pode ser diferente dependendo do slot usado!

Ainda segundo o rumor, a AMD vai tentar manter compatibilidade com os slots antigos (A0/B0), mas o desempenho poderá ficar abaixo do que se consegue usando os novos A1/B1. Ou seja, mesmo que seja possível usar os slots de sempre, os mais exigentes vão querer ajustar a montagem à nova realidade para tirar o máximo partido dos Zen 6.

Quando chega?

A nova geração Zen 6 para desktops está prevista para 2026, com melhorias no número de núcleos, cache, e claro, novas otimizações de arquitetura. Até lá, é esperar por confirmações oficiais da AMD. Mas, isto pode levar muitos entusiastas à troca de motherboard. Afinal de contas, no topo, todas as gotas de performance contam.

Agora, até a posição de uma barra de RAM pode fazer diferença.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...