Há alguns dias atrás, noticiámos que a AMD estava a equacionar o lançamento dos seus primeiros produtos baseados na arquitetura Zen 5 ainda em 2023, de forma a chegar ao mercado antes da Intel, tanto no mundo profissional, como também no mundo mais mainstream. Consegue imaginar processadores Ryzen 8000 no mercado, 6 meses antes da nova geração Intel? Seria uma rasteira sem igual.
Porém, ao que tudo indica, isso não vai acontecer. A AMD, tal como a Intel, está com medo do ano de 2023.
AMD Ryzen 8000 em 2023? Intel já se safou!
Portanto, no início da semana, foi noticiado que os primeiros processadores Zen 5 iriam chegar às prateleiras em 2023. Porém, isso não vai acontecer. Quem avançou com a informação (Gigabyte) já voltou atrás. A AMD vai continuar com os seus planos de lançamento para 2024, altura em que já deverá ter acesso às linhas de produção de 3nm da TSMC, sem limitações de maior.
Vamos ser honestos, ver novos processadores, em 2023, quando a Apple domina toda a força de produção de 3nm da TSMC, e a procura está tão baixa. Parecia interessante, mas extremamente arriscado. Ainda assim, num mundo em que a AMD e Intel estão constantemente em luta, pelo mesmo exato mercado, poderia ser um risco bem calculado, e com vantagem enormes, a correr bem.
Como dissemos em cima, o rumor partiu da Gigabyte, que lançou um comunicado de imprensa acerca de servidores Ryzen de nova geração ainda em 2024. Porém, depois de todos os rumores, que a AMD deixou seguir o seu percurso, para dar algum murmurinho sobre a marca, a própria Gigabyte veio a público negar a coisa. O comunicado estava afinal ‘errado’. No entanto, a Gigabyte não vai lançar uma correção, por achar que o rumor partiu de exageros dos próprios fãs e consumidores da marca.
Quanto à arquitetura Zen 5, vamos ver um aumento de performance à volta dos 20~25%, com um acréscimo de eficiência energética muito similar. Isto em 2024. Por enquanto, vamos ver uma aposta da AMD na sua extensa gama de processadores Ryzen 7000, especialmente na parte do preço.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!