AMD Ryzen 7000 vão significar um salto de performance brutal!

Acha estranho não termos grandes lançamentos por parte da AMD, no mundo dos PCs Desktop, desde 2020? Não é assim tão estranho quanto isso! É exatamente assim que o mercado funciona. A AMD tinha o produto superior, e por isso mesmo, esperou que a Intel desse tudo o que tinha, para agora, apresentar a sua nova geração de processadores, por sua vez baseados na arquitetura Zen 4, no final do verão de 2022.

Dito isto, de forma extremamente curiosa, os primeiros Ryzen 7000 nem vão contar com a tão badalada cache 3D, que faz parte do recentemente lançado Ryzen 7 5800X3D. Contudo, vão ainda assim conseguir oferecer um aumento de performance simplesmente incrível. Muito provavelmente, a maior subida de IPC, entre gerações, desde que a AMD lançou o seu primeiro processador Ryzen, no distante ano de 2017.

AMD Ryzen 7000 vão significar um salto de performance brutal!

ryzen

Portanto, segundo o popular e reputado canal de YouTube ‘Moore’s Law is Dead’, o lançamento dos Ryzen 7000, baseados na arquitetura Zen 4 (5 nm), vai significar um aumento no IPC à volta dos 25%. O maior salto de performance, até aqui, aconteceu na passagem da arquitetura Zen 2 para a Zen 3, na altura, com o IPC a aumentar cerca de 19%! Tudo muito graças a um aumento muito significativo das frequências, bem como de um redesign da própria arquitetura.

Afinal de contas, já existem amostras de processadores Zen 4, com 8 núcleos e 16 threads, capazes de chegar, sem grandes dificuldades, aos 5.2 GHz. O que por si só, já representa um aumento de 10% face ao Ryzen 7 5800X, e pelos vistos, ainda está bastante longe do teto máximo da arquitetura, e claro, dos 5nm da TSMC.

Na prática, com a melhoria do IPC, e das frequências, estamos a olhar para um aumento entre os 30 e os 40%, em single-thread e multi-thread.

Obviamente, que além de tudo isto, a nova arquitetura da AMD também abre os braços ao PCIe 5.0, e memória RAM DDR5. Aliás, ao contrário daquilo que a Intel fez até aqui, não irá existir qualquer suporte à velhinha memória DDR4. Se quiser um dos novos Ryzen 7000, vai ter de deixar o seu velho kit de memória para trás.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também