AMD Ryzen 7000 e motherboards AM5 em Setembro!

A AMD decidiu confirmar o lançamento e disponibilidade da sua nova geração de processadores, num recente evento na China. Está pronto para o que a AMD está a preparar? É que a data de lançamento está marcada para o dia 15 de Setembro!

AMD Ryzen 7000 e motherboards AM5 em Setembro!

ryzen

Portanto, como já dissemos várias vezes na Leak, o mundo dos computadores está a passar por uma fase de transição. Ao fim ao cabo, estamos prestes a dar as boas vindas a toda uma nova geração de placas gráficas, mas também de processadores desktop, que por sua vez, vão obrigar ao uso de novas motherboards.

Pois bem, pelo vistos, a AMD é quem vai começar a loucura! Com os primeiros processadores Ryzen 7000, e primeiras motherboards AM5, a serem anunciados e lançados no dia 15 de Setembro de 2022.

A disponibilidade deve ser imediata, a nível global.

O que vai mudar com a passagem para os novos Ryzen 7000 (Zen 4)?

radeon, AMD

Antes de mais nada, vamos dar o salto para o processo de 5nm da TSMC na parte lógica, e 6nm na parte I/O. Isto vai resultar num aumento de performance de mais ou menos 15% em tarefas single-thread, com um um aumento no IPC à volta dos ~10%.

Além de tudo isto, vamos também ver um aumento da eficiência energética.

Entretanto, ao que tudo indica, a AMD vai continuar a dar uso ao seu design chiplet, com um grande número de núcleos de processamento físicos.

Vamos ter um aumento agressivo no número de núcleos e threads?

Isto ainda não está confirmado, mas parece que não. Os novos Ryzen 7000 vão continuar a ter um máximo de 16 núcleos e 32 threads, com a frequência a chegar muito perto dos 6GHz. (5.85 GHz)

Novas motherboards?

Sim, a plataforma AM4 vai continuar viva, mas apenas para a gama baixa e gama média. A AMD vai apostar tudo o que tem nas suas novas plataformas AM5, nas gamas mais altas dos seus processadores, de forma a implementar, em força, os novos padrões de memória RAM (DDR5) e de armazenamento (PCIe 5.0).

Ao contrário da Intel no ano passado, a AMD vai esquecer o suporte à memória DDR4. Assim, se quiser dar o salto para a nova geração, no mínimo, vai ter de trocar de board, CPU, e memória RAM.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também