Sabe o que é um APU (Accelerated Processing Unit)? Muito resumidamente, é o nome que a AMD usa para os seus processadores que incluem um CPU e ainda um GPU no mesmo exato chip.
Dito isto, muitos dos processadores da Intel também contam com um GPU interno (iGPU), mas é inegável que a AMD tem mais “know-how” neste tema, sendo capaz de implementar GPUs baseados na sua arquitetura Vega. São produtos muito populares no mercado, especialmente a geração composta pelos 3200G e 3400G, que ainda hoje se vendem que nem pãezinhos quentes.
Dito isto, parece que a AMD está agora pronta a lançar uma versão que junta a recente arquitetura Zen 3 a um iGPU também ele muito interessante, o Ryzen 7 5750G. Aquele que pode muito bem ser o topo de gama dos APUs da fabricante.
AMD Ryzen 7 5750G a caminho!? Solução para a loucura das placas?
Portanto, tudo indica que a AMD está lentamente a preparar-se para o lançamento dos seus novos APUs Ryzen Pro 5000 para PCs desktop. Onde claro está, a grande diferença está no uso da arquitetura Zen 3 em vez da velha Zen+ ou mais interessante mas agora ultrapassada Zen 2.
Afinal de contas, estamos a falar de um processador que duplica a quantidade de cache L3 de 8 para 16MB, ao mesmo que temos que podemos ainda contar com 8 núcleos Zen 3 (16 threads).
Curiosamente, parece que até a frequência irá melhorar bastante, visto que vamos ter acesso a um ‘boost’ de 4.75GHz, o que claro está, significa um aumento de 350MHz em relação ao 4750G do ano passado. (Um processador que nunca chegou ao mercado tradicional).
Entretanto, para mais informações, precisamos de esperar pelo anúncio oficial. Mas uma coisa é certa… Esperemos que seja um processador que chegue mesmo às prateleiras, especialmente agora que o mundo das placas gráficas está completamente virado do avesso.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!