Ao que tudo indica, como resposta aos Intel Core 12000, a AMD não vai apostar já na sua nova arquitetura Zen 4, baseada no processo de 5nm da TSMC. Antes disso, vai lançar um ‘refresh’ aos seus Ryzen 5000 que tanto sucesso têm feito, com algumas melhorias muito interessantes, onde temos de destacar a V-Cache 3D.
No entanto, ao contrário de algumas expetativas, a TSMC está a ter alguns problemas na adaptação do design da AMD às suas velhas linhas de 7nm. O Ryzen 7 5800X3D vai ser uma realidade, mas vai chegar ao mercado em quantidades super limitadas.
AMD Ryzen 5000 ‘refresh’ vai ser um flop. Poucas unidades no mercado
Portanto, é inegável que a AMD tem um dos processadores mais interessantes, em mãos, na forma do Ryzen 7 5800X3D. Afinal de contas, apesar de ser um simples ‘refresh’, é a primeira vez que vamos ver a tecnologia 3D V-Cache em ação. No entanto, parece que a AMD está a ter alguns problemas na produção.
Afinal de contas, o Ryzen 7 5800X3D é baseado na mesma exata arquitetura que dá vida ao 5800X, ou seja, a Zen 3, que por sua vez, foi feita a pensar para as linhas de 7nm da TSMC. No entanto, a adição da cache 3D está a ser um problema para a TSMC, devido ao facto de ser uma completa novidade. Por isso mesmo, a produção em massa está fora de questão.
Assim, é agora esperado que o novo processador chegue em quantidades muito limitadas ao mercado, quando for finalmente lançado, durante a primavera de 2022. Vai ser uma repetição da história das placas gráficas. Vai ser mais difícil encontrar um Ryzen 5800X3D, do que uma agulha num palheiro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Queria meter as mãos neste menino? Afinal de contas, vai ser compatível com todas as motherboards AM4 agora no mercado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!