Apesar de existirem alguns rumores a sugerir um lançamento da próxima geração AMD Ryzen 4000 apenas em 2021, um novo ‘leak’ acabou de nos trazer um cheirinho daquilo que a arquitetura Zen 3 poderá trazer para cima da mesa! Isto ao mesmo tempo que vemos mencionada a data de terceiro/quarto trimestre de 2020, excelentes notícias ou quê?
AMD Ryzen 4000 vão trazer um aumento de 15% no IPC!?
Portanto, o conhecido ‘leaker’ AdoredTV, que no passado revelou todos os detalhes da gama Ryzen 3000 quase 6 meses antes do seu lançamento oficial, voltou a fazer das suas! Ao revelar que não só será possível aumentar ainda mais o número de núcleos, como também vamos ver maiores frequências e até um aumento da eficiência energética apesar do processo ser exatamente o mesmo (7nm TSMC).
No entanto, parece que o aumento no IPC não vai ser tão alto quanto o esperado… Visto que deverá ficar na ordem dos 15% em vez de 20% como foi sugerido em leaks do passado. Além disto, o ‘leaker’ também revela que a cache L3 irá continuar a contar com 32MB, mas vai deixar de ser partilhada devido ao único CCX, algo que poderá resultar em aumentos de performance séries, devido à anulação da latência. (Um problema sério que os Sistemas Operativos tiveram de tentar resolver)
Entretanto, é possível que estas novidades não sejam tão explosivas quanto o desejado. Ainda assim, se a AMD conseguir realmente anular a latência entre núcleos que tem sido uma dor de cabeça na última geração, ao mesmo tempo que aumenta ainda mais o número de núcleos, não estou a ver a Intel a concorrer com os seus 14nm.
AMD Ryzen 4000 vão trazer um aumento de 15% no IPC!? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Memória RAM DDR5 – Intel e AMD vão ter suporte em 2020?
As principais fabricantes de chips DRAM já anunciaram que vão apostar forte e feio no novo standard DDR5. Aliás, a gigante Samsung até já avisou que os seus primeiros chips vão chegar em 2021 quer queiram quer não, quer estejam preparados ou não.
No entanto, a Samsung nem sequer é a fabricante mais avançada neste campo! Visto que a SK Hynix e Micron já estão em fase de amostragem, e até já enviaram algumas amostras dos seus produtos às principais fabricantes de módulos de memória do mercado, como a G.Skill, Corsair, etc…
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!