Como deve saber, a NVIDIA já lançou as suas novas placas gráficas RTX 50, e também já confirmou disponibilidade de produto já para este mês de Janeiro. Por outro lado, a AMD também já anunciou a sua arquitetura RDNA4, e claro, as novas placas gráficas Radeon RX 9070, mas… Não foi um lançamento a 100%.
AMD RX 9070 foi anunciada mas não foi lançada. É Medo?
Portanto, aquela que provavelmente seria a maior surpresa da CES 2025 para muitos dos entusiastas do mundo dos computadores, acabou por não surpreender ninguém. Não por números desapontantes, mas apenas porque a AMD decidiu não levantar o veú a 100%.
Ou seja, a AMD anunciou de facto duas novas placas gráficas na forma das Radeon RX 9070 e Radeon RX 9070. Porém, sem revelar quaisquer especificações, metas de performance, preço, ou datas de disponibilidade.
Assim, enquanto a NVIDIA impressionou com uma RTX 5070 a prometer níveis de performance da RTX 4090 a “apenas” 549$. A AMD não mostrou nada. Apenas mencionou nomes, e falou do primeiro trimestre de 2025.
Porquê?
A AMD estava muito provavelmente a planear esperar por tudo aquilo que a NVIDIA tem para oferecer, para depois finalizar os seus planos de lançamento. Afinal, a AMD subiu ao palco um pouco antes da NVIDIA.
Por isso, agora que a NVIDIA já anunciou tudo, a AMD pode tirar conclusões e perceber onde pode ou não cortar para se manter competitiva com a sua velha rival.
Mas, verdade seja dita, a RTX 5070 parece um produto extremamente competenta na gama de preços que a AMD queria dominar com a sua Radeon RX 9070 XT.
Por isso, ou a performance da placa gráfica da AMD é realmente incrível, ou o seu preço tem de facto de ser extremamente apetitoso. Caso contrário, vai correr mal. Afinal de contas, segundo a própria estratégia de nomes da AMD, a ideia é rivalizar com a RTX 5070.
Mas, mesmo que a performance fique um pouco aquém, acredito que uma Radeon RX 9070 XT com a capacidade de igualar uma RTX 4080 a 400~500€ tem um potencial imenso para fazer sucesso.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!