Já falámos várias vezes na Leak dos problemas com o Windows 11 que afetaram os utilizadores com processadores AMD. De facto, foram duas situações distintas. Uma desapareceu num update para insiders na semana passada. Outra acaba de ser resolvida pela AMD que lançou uma nova versão dos drivers. Vamos então olhar para a questão que a AMD resolveu no Windows 11.
Atenção! AMD já resolveu o grande problema com o Windows 11!
Normalmente, os processadores conseguem detetar qual o melhor núcleo disponível e atribuem-lhe uma tarefa. Dependendo das características podem optar por aqueles que garantem mais desempenho, ou pelos mais poupadinhos em termos energéticos. Com o Windows 11 esta função deixou de funcionar nos processadores AMD e como tal o desempenho começou a cair. Isto porque todas as tarefas chegavam aos núcleos mais rápidos. Assim, ficou tudo entalado.
Agora o novo driver AMD Ryzen versão 3.10.08.506 resolve este problema. De facto este era o último problema que precisava de ser resolvido. Está disponível para download aqui.
Para além deste bug o Windows 11 chegou com outra que fazia com que os computadores com processadores AMD ficassem com problemas de desempenho, sobretudo nos jogos mas não só. Ou seja, com o Windows 10 tudo funcionava bem mas quando se passava para o Windows 11 algumas pessoas tinham perdas até 25%. Depois de chegar a primeira atualização para o novo sistema operativo as coisas ficaram ainda piores. No entanto, há quatro dias saiu uma correção para Insiders que resolve este problema de velocidade no Windows 11. Felizmente, encontra no canal Beta como no Release Preview.
Isto estava relacionado com a latência na cache L3 do processadores, que é três vezes maior no Windows 11. Isto afetava sobretudo as aplicações que dependem do tempo de acesso ao subsistema de memória como alguns títulos famosos de eSports. A AMD falou de perdas de 15% em jogos muito específicos. No entanto na maioria dos casos as perdas de desempenho situavam-se entre os 3 e 5%.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!