AMD Radeon RX 8800 ou 8900? Não. Culpa é da IA!

Como já dissemos há algumas semanas atrás, é infelizmente cada vez mais provável que a AMD não lance placas gráficas de gama alta na próxima geração Radeon RX 8000. Porquê? Porque é muito difícil lutar contra os recursos e domínio da rival NVIDIA, e claro, existe uma vertente bem mais lucrativa a pedir que a AMD mude o seu foco.

AMD Radeon RX 8800 ou 8900? Não. Culpa é da IA!

radeon, rx, amd

Portanto, se começou a achar que a AMD desistiu da batalha da gama alta com a geração RDNA3 (RX 7000), vai ficar ainda mais impressionado, ou desiludido, com o que vem a seguir. Afinal, novas informações sugerem que a equipa vermelha da AMD está pronta a desistir durante alguns anos, para se focar apenas nas gamas baixas e gamas médias do mercado.

Não só porque é complicado concorrer com a NVIDIA, mas sim porque a AMD precisa de se focar no hardware para IA. É impossível fazer as duas coisas? Sim! Caso não saiba, o hardware de IA compete no mesmo segmento de recursos de semicondutores. Além disso, apesar de similaridades na forma como o hardware é feito, é preciso designs diferentes.

A AMD vai pegar na sua equipa Radeon, e vai metê-la a trabalhar quase exclusivamente na Inteligência Artificial. Infelizmente, tanto a NVIDIA como a AMD deixaram de ser empresas focadas nos jogos.

Assim, a AMD deve apresentar uma gama de placas muito similar à que fez com a geração Radeon RX 5000 (RDNA1), altura em que apenas tivemos uma versão de gama alta, a Radeon RX 5700 XT, com a grande missão de apenas rivalizar com a RTX 2070 da NVIDIA. Mais concretamente, é esperado que a AMD apenas lance 3 placas gráficas – RX 8700, 8600 e 8500, por sua vez baseadas nos GPUs Navi 43 e Navi 44.

Recentemente, alguns utilizadores alegaram que a AMD cancelou as futuras GPUs Navi 41 e Navi 42. Se estes rumores forem correctos, a geração RDNA 4 de placas gráficas da AMD não oferecerá modelos topo de gama, concentrando-se no mercado de gama média.

A Inteligência Artificial está a mudar tudo!

porta computadores, computador aquecer

De forma muito resumida, o dinheiro a sério está na produção de chips para IA. Por isso, a AMD está a concentrar a sua alocação limitada de semicondutores TSMC para a construção de mais chips FPGA e GPGPU. Isto significa que o gaming está a ser sacrificado pelo IA.

Mas isto faz sentido para a AMD como empresa, afinal de contas, o “Boom da IA” trouxe à NVIDIA mais de 10 mil milhões de dólares em receitas apenas no último trimestre. Aliás, até a NVIDIA, com muitos mais recursos, e mais alocação de chips, está a mudar o seu foco do gaming para o IA.

Na realidade, a própria TSMC afirmou que existe uma falta de produção grave que vai durar pelo menos 18 meses. Foram feitas escolhas! Infelizmente, as placas gráficas para PC foram a vítima.

Agora é ver o que isto vai dar para a AMD, especialmente porque esta empresa está constantemente a fazer “pequenos” reset à sua estratégia. O que começa a irritar os consumidores da gigante das placas gráficas e processadores.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também