AMD Radeon RX 7000 atrasadas? – Pessoalmente, sempre achei estranho, ver planos da AMD para lançar um ‘refresh’ à atual gama de placas gráficas Radeon RX 6000 em Maio, tão perto do lançamento da nova geração.
Ao fim ao cabo, a NVIDIA já se está a preparar para lançar as suas RTX 30, muito provavelmente no final do verão, e verdade seja dita, a RTX 3090 Ti só chegou ao mercado, há algumas semanas, porque a gigante das placas gráficas teve alguns problemas na parte da produção. Essa placa topo de gama deveria ter chegado às prateleiras em Janeiro ou Fevereiro.
Pois bem, a AMD está apostar num refresh, para não só lutar com aquilo que a Intel está prestes a lançar, também em Maio, mas também para ter algo de recente no mercado, antes de lançar a sua nova gama, que claro, está atrasada.
AMD Radeon RX 7000 atrasadas? Mais ou menos!
Portanto, ficámos a saber há qualquer coisa como 5 meses, que o GPU Navi 31 já estava em produção. Isto significaria, em tempos normais, que a AMD deveria conseguir lançar a sua nova gama de placas gráficas em Setembro~Outubro, depois de conseguir ultrapassar todos os testes de validação necessários.
No entanto, muito provavelmente devido à complexidade dos novos GPUs, por sua vez baseados num design MCM (Multi Chip Module), e prováveis dificuldades nas cadeias de fornecimento e distribuição, é muito provável que o lançamento da AMD seja faseado, e possivelmente mais tarde de que o previsto.
Ao fim ao cabo, segundo novas informações, a Radeon RX 7900 XT vai ser uma realidade apenas no último trimestre do ano. Com as versões mais baratas (RX 7800 e RX 7700) a chegarem à s prateleiras na primeira metade de 2023… Sim… Primeira metade do ano, ainda não fazemos ideia se chegam no primeiro trimestre do ano.
Quanto à performance, segundo as informações mais recentes, o GPU mais poderoso da nova geração pode chegar às prateleiras com um total de 15360 núcleos de processamento. O que claro está, é uma evolução tremenda face ao que a atual RX 6900 XT é capaz de oferecer (5120 núcleos).
Em suma, a AMD vai muito provavelmente impressionar com a nova geração. No entanto, esta vai chegar, em números decentes, um pouco mais tarde do que aquilo que seria desejável. Além disso, neste momento, é também esperado um aumento de pelo menos 20%, no preço, em toda a nova gama de placas gráficas AMD Radeon.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estava a contar comprar uma placa de nova geração, ainda em 2022? Ou já estava à espera disto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!