Temos finalmente algumas informações acerca das placas gráficas AMD Navi! Aparentemente, a empresa já finalizou o design da arquitetura, com o primeiro GPU a ter o nome de código Navi 12, contando com 40 CUs (Unidades de Computação).
Pois bem, se o rácio de processadores stream em cada CU é o mesmo das anteriores gerações… Então estamos a falar de 64 * 40, ou seja, 2560 processadores stream!
Uma grande actualização em relação à antiga arquitetura Polaris 30! Visto que esta Navi 12, deverá estar apontada para a gama média, substituindo a arquitetura Polaris, chegando assim ao mercado, na forma das AMD Radeon RX 600.
No fundo, o nome de código Navi 12, parece um pouco estranho… Normalmente, o nome deveria ser Navi 10, visto ser a primeira iteração da arquitetura, tal e qual como aconteceu com as arquiteturas Vega 10, ou Polaris 10, 20 e 30.
Quanto à data de lançamento… No passado, vários especialistas, rumores e leaks, mencionavam que uma placa gráfica topo de gama AMD antes do ano de 2020, seria muito difícil. Aliás, aparentemente, a arquitetura Navi foi desenhada a pensar nas consolas de nova geração, e não nos computadores Gaming Desktop.
Então… Será esta Navi 12 a GPU usada na PS5 e Xbox Scarlet?
Nop! Esta arquitetura Navi 12 é uma derivação da arquitetura principal, pensada exclusivamente para o mercado de PCs.
Além disto, parece que esta Navi, irá ser uma micro-arquitetura completamente nova! Ou seja, a primeira arquitetura AMD uArch a não ser baseada na GCN, servindo depois de base para o futuro, como uma suposta Navi 20, Navi 30, etc.
Pois bem, também já sabemos que o GPU Navi 12 irá contar com 40 CUs, contudo, não sabemos se cada CU irá ter o mesmo número de processadores Stream que é tradicional nas arquiteturas GCN. Se for esse o caso, o número de processadores deverá passar pelos 2560.
Dito tudo isto, o mais interessante é mesmo a meta de lançamento e o preço!
Curiosamente, a AMD está a planear lançar a sua primeira placa gráfica Navi na primeira metade do próximo ano. Em paralelo, também deverá ser bem mais barata do que a anterior geração de placas, composta pela RX Vega 56 e RX Vega 64.
Contudo, a versão topo de gama, com o GPU Navi 20, apenas chegará em 2020.
Placas gráficas Radeon – Outras informações acerca do planeamento da AMD:
- A arquitetura Vega de 7nm não irá estar disponível para gamers.
- O GPU Navi 12 irá ser o primeiro da família Navi a chegar ao mercado, na primeira metade de 2019.(Performance equivalente à Vega, mas mais baratas e mais eficientes)
- O GPU Navi 10 foi cancelado, ou adiado para a segunda metade de 2019, ou início de 2020.
- O GPU Navi 20 irá o verdadeiro chip topo de gama! Fabricado com o processo de 7nm, chegando ao mercado entre 2020 e 2021.
- Primeira vez que a AMD irá abandonar as arquiteturas GCN.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!