‘Arcturus’ é a quarta maior estrela do céu noturno, mas também poderá vir a ser uma arquitetura de GPUs da AMD, sucessora da ‘Navi’!
O nome de código da sucessora da ‘Navi’ tem eludido todos os slides de planeamento da AMD nos últimos meses! Mas agora o nome ‘Arcturuss’ apareceu nos fóruns da Phoronix, pelas mãos de um membro da equipa Linux da AMD.
Mas o mais interessante, é que este nome de código faz todo o sentido! Se tivermos em conta que a AMD adora escolher os nomes das estrelas mais brilhantes para as suas arquiteturas de placas gráficas!
- Curiosamente, da mais brilhante para a menos brilhante… ‘Polaris‘ é a mais brilhante, depois temos a ‘Vega‘, ‘Navi‘ e por fim ‘Arcturus‘.
Dito isto, a última referência da AMD a uma sucessora da Navi, foi num slide durante a apresentação de Mark Papermaster no ‘Financial Analyst Day’. Slide esse que mencionava uma arquitetura ‘Vega’ produzida com o processo de 14nm e de 14nm+.
Em suma, atualmente, sabemos que a AMD tenciona produzir um chip ‘Vega’ mais eficiente e poderoso baseado no processo de 7nm.
Que em paralelo, até poderá muito bem ser o primeiro GPU de 7nm do mundo! Similarmente, a arquitetura ‘Navi’ também deverá ser produzida com o processo de 7nm. Isto, numa altura em que os 7nm começam a ser o standard de toda a indústria.
Posteriormente, podemos ver pelo slide que a arquitetura sucessora da ‘Navi’ será produzida com o processo de ‘7nm+’, que seguindo a convenção, deverá ser um processo ainda mais avançado que os 7nm.
Contudo, e infelizmente, em 2017 a AMD apenas tencionava lançar estas placas baseadas na arquitetura ‘Arcturus’ em 2020…
E em 2017, a indústria estava bem mais otimista em relação aos 7nm… Por isso ainda temos muito que esperar, até ver esta ‘estrela’ a brilhar nas prateleiras por esse mundo fora.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!