Estamos prestes a abrir os braços a toda uma nova geração de placas gráficas em 2025. De facto, até já abrimos pelo menos uma mão, visto que a Intel já lançou uma placa extremamente interessante na forma da sua nova Arc B580, que consegue oferecer níveis de performance realmente apelativos para a entrada de gama ou gama média, a preços bastante mais interessantes face ao habitual.
Mas, as coisas realmente interessantes devem acontecer apenas no início do próximo ano, já a partir de Janeiro (CES 2025). A AMD está nos holofotes!
AMD quer dar um salto até às Radeon RX 9000 em 2025!
Portanto, como deve saber, a AMD não quer lançar placas gráficas de gama super alta nesta nova geração.
A gigante responsável pelos processadores Ryzen e placas gráficas Radeon prefere apostar na qualidade-preço, que é onde está o volume, e de facto, é onde está o grande interesse dos consumidores, que por sua vez têm estado presos às suas placas gráficas “antigas”, tal tem sido o exagero nos preços nos últimos 4 anos.
Dito tudo isto, para mostrar que está no mercado para impressionar, a AMD vai mudar a forma como dá nomes aos seus produtos.
Ou seja, em vez de optar pela gama Radeon RX 8000, vamos dar as boas vindas à gama Radeon RX 9000. Além disso, não vão existir placas como a 9700 XT. A placa gráfica mais poderosa da nova geração vai ter o nome de 9070 XT.
Esta é uma decisão muito recente, que deverá servir para chamar ainda mais a atenção dos consumidores. Estas placas gráficas podem não ser equivalentes a uma RTX 5080 ou RTX 5090 da NVIDIA. Porém, vão trazer tecnologias interessantes, inovadoras, e com um potencial revolucionário para o mercado.
Além disso, vão ter um preço muito mais interessante face ao que tem sido normal, naquilo que é uma AMD pronta a roubar quota de mercado à NVIDIA, depois de ter roubado muita (e boa) quota à Intel nos últimos meses, isto no lado dos processadores.
Além de tudo isto, as novas placas gráficas da AMD também ficam alinhadas com a gama de APUs, que já iam até à Radeon RX 8060S. Valendo ainda a pena salientar que as novas Radeon 90X0 já contam com a arquitetura RDNA 4, e não com a RDNA 3.5 que dá vida a estes APUs já mencionados.
Quanto à performance pura e dura, esta Radeon RX 9070 XT deve oferecer um nível de performance muito similar ao da atual RTX 4080 da NVIDIA, sendo assim 45% mais rápida que a atual 7900 XTX, ao mesmo tempo que consome menos energia elétrica. O preço tem de que andar à volta dos 500~600€.
Mas esta placa não vem sozinha, também deverá existir uma alternativa a 400€ extremamente interessante.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!