Como deve saber, comprar uma das novas placas gráficas é uma missão bastante complicada! Visto que além de um stock extremamente reduzido, as unidades que chegam às lojas vêm com um preço que simplesmente não faz sentido para a grande maioria dos consumidores.
Dito isto, enquanto ainda é possível ver algumas placas NVIDIA RTX 30 a chegar às mãos de alguns gamers… As placas mais recentes da AMD (RX 6000) parecem ser mais raras que o ouro! Mas ao que tudo indica, isto vai começar a mudar nos próximos tempos.
AMD prometeu aumentar drasticamente a produção de placas gráficas
Portanto, na sua última reunião de acionistas, a CEO da AMD (Lisa Su), prometeu um aumento muito significativo nas linhas de produção. Isto de forma a conseguir meter mais placas gráficas baseadas na arquitetura RDNA 2, no mercado.
Curiosamente, isto poderá estar relacionado com um alegado cancelamento dos novos processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 3+. (Link)
Claro que o problema da AMD é obviamente mais complicado que o da NVIDIA. Afinal de contas, a AMD produz tudo nas linhas de produção de 7nm da TSMC, e claro, além dos seus CPUs e placas gráficas, também tem de retirar destas linhas os APUs que dão vida a todas as consolas de nova geração.
A TSMC tem estado muito perto da sua produção máxima, e claro, a AMD muito perto da quota contratada. No entanto, com a procura muito acima do esperado, parece que a AMD foi capaz de negociar mais alguma quota, o que deverá ser uma boa notícia para todos os gamers espalhados por esse mundo fora.
Entretanto, apesar deste aumento, a CEO da AMD avisou desde logo que uma ‘normalidade’ apenas poderá ser alcançada no fim do ano, ou início de 2022. Por isso, se está a sofrer com o reduzido stock e aumento de preços, ainda tem muito que esperar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!