Caso não saiba, além dos seus famosos processadores Intel Core, a gigante azul dos microprocessadores também domina o mercado de adaptadores de conectividade sem fios (WiFi, WiFi6, WiFi6E e Bluetooth). Onde claro está, temos de incluir as plataformas do mundo AMD Ryzen! Afinal, neste mundo, as parceiras da fabricante continuam a implementar chips e módulos Bluetooth da rival azul, em motherboards para PCs desktop, ou PCs portáteis.
É uma vantagem que a Intel tenta aproveitar em pleno, de forma a tentar massificar a sua suite de gestão vPro. Vantagem porquê? Bem, no mundo AMD Pro, não existia nada similar. Mas, como deve imaginar, ver a AMD a optar por soluções Intel, acaba sempre por causar algum dano na imagem da fabricante.
Pois bem, a AMD quer meter um travão nesta tendência, com uma nova parceria com a cada vez maior MediaTek. Abram alas a chips AMD + MediaTek.
AMD quer as suas parceiras longe da tecnologia da rival Intel
Portanto, durante o dia de hoje, a AMD anunciou o seu primeiro controlador WiFi 6E (6GHz), dentro desta parceria com a MediaTek, denominado de AMD RZ660, que além de conectividade de última geração Wi-Fi, traz ainda Bluetooth 5.2.
Dito tudo isto, todo o software e ademais suporte, bem como a distribuição vai ser desenvolvido e mantido pela AMD. Entretanto, quando à disponibilidade deste novo chip, a MediaTek aponta para o ano de 2022, com várias versões “PRO” do RZ660, a serem implementadas nos mais diferentes aparelhos, sejam estes móveis, ou mais focados no trabalho ‘in-house’.
Entretanto, na parte da conectividade via cabo, nomeadamente na Internet via Ethernet, a AMD parece não querer meter o bedelho, com a Intel numa rivalidade bastante intensa com a Realtek.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.