A AMD tem finalmente uma gama de placas gráficas capaz de bater o pé à NVIDIA, isto, em termos de performance e de preço. No entanto, em termos de disponibilidade de modelos, a coisa está mesmo negra.
Sim, é verdade que estamos a meio de uma crise de produção, e que ao mesmo tempo, também tivemos uma nova loucura no mundo das criptomoedas. Mas também é verdade que a AMD nunca teve produção suficiente para meter as suas recentes placas RX 6000 em grandes números no mercado. Porquê? É bastante simples… A AMD depende a 100% das linhas de 7nm da TSMC, que além destas placas gráficas, também produzem a totalidade dos processadores da marca, e ainda os SoC que dão vida às consolas de nova geração.
No entanto, a AMD prometeu que os níveis de stock iriam melhorar substancialmente com a recentemente lançada RX 6600 XT. Será que isto é mesmo verdade?
AMD prometeu muitas RX 6600 XT! Cumpriu?
Bem… Mais ou menos! Online, na Micro Center, a coisa parece estar bastante complicada, com alguns dos modelos mais apetecíveis já esgotados. Contudo, existem vários relatos de consumidores que foram capazes de entrar em várias lojas, e sair com uma unidade nas mãos.
Dito tudo isto, parece que os modelos esgotados, ou seja, os mais populares, são também os mais caros.
Ao que tudo indica, o stock desta placa foi mesmo melhor. No entanto, se por ventura já existe falta de stock nas lojas da sua zona… Espere algumas dificuldades. Afinal de contas, a Amazon, que é o maior retalhista online do mundo, não existe um único modelo disponível. O mesmo se repete na Newegg.
Em suma, na primeira vaga, ainda existem algumas placas gráficas em stock, em algumas lojas, especialmente na Europa. Por isso, é muito provável que a RX 6600 XT seja a melhor aposta para quem quer ou precisa de uma placa de nova geração.
Ainda assim, se por acaso estava a pensar que as coisas iriam melhorar significativamente com este lançamento, pode desde já tirar os cavalinhos da chuva.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!