Caso não tenha tido tempo de assistir à Computex 2022, mais concretamente à apresentação da AMD, a gigante dos processadores e placas gráficas apresentou um Ryzen 7000 com 16 núcleos Zen 4, capaz de atingir uns incríveis 5.5 GHz de frequência.
Um processador, que segundo a própria AMD, é 31% mais rápido que o Intel Core i9-12900K da rival! (Em alguns casos de uso específicos, como é criação de conteúdo.)
AMD promete processador 31% mais rápido que o 12900K!
Portanto, além da melhoria do IPC, graças aos 5nm da TSMC, a AMD vai ser capaz de atingir frequências simplesmente incríveis, bem acima dos 5 GHz! Estamos a falar de um boost clock de 5.5Ghz, num único núcleo, ou mais, dependendo das capacidades de cooling da sua máquina.
Desta forma, a AMD provou que tem resposta ao que a Intel tem vindo a fazer no último ano, visto que o CPU em demonstração nem é a versão final. A versão final vai ser ainda mais poderosa, e mais eficiente.
Mas isto não é apenas bate-boca, a AMD fez uma demonstração, onde o processador já mencionado com 16 núcleos, foi capaz de apresentar uma vantagem de mais ou menos 30% face ao Intel Core i9-12900K. O que claro está, se deve às melhorias arquiteturais, mas também ao facto do novo Ryzen 7000 oferecer 33% mais threads (32 vs 24). Mas claro, mais uma vez, tudo isto depende do caso de uso.
Sendo exatamente por isto, que em casos gerais de uso, a AMD afirma ter alcançado um aumento de 15% no campo single-thread, em comparação direta aos Ryzen 5000. Isto foi demonstrado a partir de um teste Cinebench R23, em palco, contra um Ryzen 9 5950X, o atual processador topo de gama da fabricante,
Entretanto, quanto ao lançamento, é esperado que a AMD lance pelo menos 3 processadores Ryzen 7000 no final do verão de 2022. Quanto aos preços… Bem… Ainda é cedo para começar a falar disso. Mas não espere nada muito amigo da carteira.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!