Será que ninguém pára a AMD !? A empresa está em altas desde o lançamento dos seus CPUs e APUs Ryzen de segunda geração! E parece que não quer ficar por aqui, pois acabou de anunciar a sua linha Pro, baseada na nova arquitectura Zen+.
Estes AMD Ryzen Pro incluem funcionalidades pensadas para clientes corporativos como a ‘AMD GuardMI’ que contém encriptação de memória DRAM no próprio chip, secure boot, fTPM/TPM 2.0 e ainda um nível de fiabilidade empresarial.
Além das funcionalidades extra, esta linha de processadores AMD Ryzen Pro, vai contar com 18 meses de actualizações de software bem como 3 anos de garantia.
Este lançamento tem duas vertentes, mobile e desktop.
AMD Ryzen Pro ‘Mobile’, incluem os modelos:
- 2700U
- 2500U
- 2300U
Estes processadores mobile são baseados no processo de fabrico FinFet de 14nm.
O Ryzen Pro 7 2700U conta com uma frequência de 3.8GHz enquanto que o Ryzen Pro 5 2500U tem um boost de 3.6GHz. Ambos os processadores têm ‘HyperThreading’ com 4 núcleos físicos e 8 threads, no entanto, o 2500U conta ainda com 10 unidades de computação Radeon.
AMD Ryzen Pro ‘Desktop’, incluem os modelos:
- 2400G
- 2400GE
- Pro 2200G
- Pro 2200GE
Os processadores Desktop são também baseados no processo de fabrico de 14nm. No entanto as versões ‘GE’ são um pouco mais fracas que as variantes ‘G’, o que fica evidente pelas suas frequências mais baixas mas com consumo energético também ele mais baixo.
A linha de produtos Ryzen 2000 é muito recente no mercado.
Mas como parar é morrer, a AMD já confirmou que está a trabalhar na arquitectura Zen 5! De acordo com o líder da arquitectura Zen, Mike Clark, a empresa já meteu as mãos na massa! Para conseguir manter o seu ritmo de evolução, e claro a Intel com medo.