AMD: Plataforma AM5 vai durar até pelos menos 2025!

É inegável que a geração 7000 dos processadores AMD Ryzen não teve o mesmo sucesso de outros tempos. O que provavelmente se deve ao facto de o mercado estar um pouco estagnado, e de os consumidores não terem grande vontade de renovar o seu hardware depois de fortes investimentos durante os anos de COVID, especialmente nesta altura de incerteza económica.

Porém, isto não mudou a estratégia a longo prazo da AMD!

AMD: Plataforma AM5 vai durar até pelos menos 2025!

amd, ryzen

Portantoo, como já deve ter percebido, a AMD continua a lançar novos modelos de processadores da série Ryzen 5000 para a plataforma Socket AM4 até aos dias de hoje. Aliás, está previsto o lançamento de novos processadores já no próximo mês de janeiro.

Isto significa que a plataforma AM4 teve mais de 6 anos de suporte, e na realidade, apesar do lançamento da plataforma AM5, a AMD parece continuar apostada em continuar esse mesmo suporte.

Dito isto, depois de uma coisa tão bem feita com a plataforma AM4, é inegável que os fãs da AMD, e até os rivais que costumam preferir a sua rival Intel, estão muito atentos ao que vai acontecer nos próximos tempos.

Será que a plataforma AM5 vai ter o mesmo tratamento? Bem, tudo indica que sim!

ryzen, amd

Antes de mais nada, a AMD sente que a longevidade da plataforma AM4 foi uma das grandes razões pela qual a AMD foi capaz de crescer e evoluir. Por isso, pelo menos até aqui, existem planos para levar a plataforma AM5 até 2025. Até existe o potencial de alargar esse mesmo suporte durante mais algum tempo.

  • Nota: A plataforma AM5 chegou ao mercado com a microarquitetura “Zen 4”. Entretanto, é esperado que também suporte a arquitetura “Zen 5” prevista para ser lançada em 2024. Assim, é normal esperar que estas motherboards continuem a ser suportadas pela arquitetura seguinte “Zen 6” em 2025 ou 2026. Visto que a memória DDR5 e o padrão PCIe Gen 5 continuarão a ser relevantes pelo menos até essa altura.

Afinal, o AMD Socket AM5 foi concebido para fornecer até 230 W de potência. Além disto possui um I/O que inclui uma interface de memória DDR5 de canal duplo (4 subcanais de 40 bits) e 28 vias PCIe Gen 5 (x16 PEG, duas x4 NVMe e barramento de chipset x4). Isto para além da conetividade habitual do SoC.

Aliás, com os novos APU Ryzen 8000G “Phoenix”, a plataforma é ainda capaz de oferecer I/O extremamente moderno! Como é o DisplayPort 2.1 através de USB tipo C (HDR de 12 bits até 68 bilhões de cores).

Ademais, como está a sua opinião da AMD? Acha que a estratégia da empresa continua a ser a mais correta, ou há mais para ser feito? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também