A AMD parece mesmo ter voltado aos bons velhos tempos! Depois do lançamento da segunda geração de CPUs e APUs Ryzen 2. Que têm dificultado um pouco a vida à Intel devido à excelente performance tendo em conta o preço competitivo.
Muito resumidamente, desde 2017 que a AMD começa a recuperar parte da quota de mercado que perdeu ao longo da última década, e pelos vistos está a planear conquistar cerda de 40% já no próximo ano!
Isto de acordo com a CEO da AMD, Lisa Su! Que espera que a sua empresa consiga agarrar cerca de 20% do mercado de CPUs até ao fim do presente ano.
A Intel e a AMD são as únicas empresas de relevo a competir no mercado de processadores X86. Mas a história demonstra que a Intel tem sido sempre a mais forte. No entanto, com o lançamento da arquitectura Zen, presente nos processadores Ryzen e agora nos Ryzen 2… As coisas começaram a mudar! Sendo possÃvel notar que a AMD está cada vez mais forte.
- Como é que o atraso da Intel nos 10nm pode beneficiar a AMD ? – Leia aqui
Já a Intel está com problemas! Com adiamentos sucessivos nos seus CPUs de 10nm, já para não falar das vulnerabilidades Spectre e Meltdown que arruinaram a reputação da empresa juntos dos consumidores.
- Intel já sabia que era vulnerável ao Spectre e Meltdown – Leia aqui
A AMD está mesmo a planear tomar o mercado de assalto! Até porque já confirmou que está a trabalhar na arquitectura Zen 5. Isto de acordo com o chefe de arquitecturas ‘Mike Clark’, enquanto falava do futuro da linha de processadores Ryzen.
Mas o que é realmente impressionante, é que esta arquitectura Zen 5 deverá ser baseada no processo de fabrico de 3nm!!
O CEO da GlobalFoundries, acha que 5nm não é um progresso significativo para a empresa, por isso vai apostar no passo seguinte, os 3nm!
O que acham disto ? Irá a AMD ser capaz de cumprir os seus objetivos com os CPUs e APUs Ryzen ? Partilhe a sua opinião connosco, na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!