Com a chegada do verão, tivemos muito boa gente a pensar que o mundo das placas gráficas iria começar o seu caminho rumo à normalidade. Ou seja, gradualmente, o stock iria ficar mais saudável, e como consequência disso mesmo, os preços começariam a baixar em 2021. Mas não… Ao que tudo indica, o bizarro mundo em que uma placa gráfica pode custar 3 ou 4x mais aquilo que seria o preço MSRP, é para continuar durante mais algum tempo.
Vai ser um pouco mais leve, mas os tempos difíceis estão mesmo para continuar.
AMD/NVIDIA: Preços e stocks a voltar ao normal? Sim, mas…
Bem, verdade seja dita, os preços já estão em queda, por isso, nem tudo é mau. O problema, é que até atingir um ‘normal’, ainda temos muita sopinha para comer. Afinal de contas, apesar de a média de preços já ter descido para 91% acima do recomendado pelas fabricantes (de 133%)… Ainda temos um longo caminho a percorrer, uma situação que se deverá arrastar até pelo menos 2022. Especialmente nas gamas mais premium.
Ou seja, apesar de a NVIDIA já ter conseguido aumentar o número de placas nas prateleiras em 33%, e de a AMD também estar a fazer tudo o que consegue, a procura continua demasiado elevada para a oferta.
Sim, é verdade que o mining já não está tão lucrativo, a NVIDIA já está a renovar toda a sua gama com placas LHR, e além disso, o mining de ethereum também está prestes a ‘morrer’. Ainda assim, no dia 16 de maio, o preço das placas gráficas chegou ao ridículo número de 304% acima do preço recomendado. (Estamos a falar das placas mais desejadas da NVIDIA, ou seja, da RTX 3070 para cima.) Entretanto, em Junho, este número já baixou para os 191%. No entanto, mesmo com mais placas gráficas, e menos procura por parte do mundo do mining, as placas continuam a custar quase 200% mais!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!