AMD não tem placas, mas vai lançar ‘besta’ de 72 MH/s

Como deve saber, a AMD está numa situação muito interessante no mundo das placas gráficas. Afinal de contas, a arquitetura RDNA 2 foi capaz de impressionar tudo e todos! Ao oferecer uma performance por Watt muito similar ao que a NVIDIA oferece com as suas RTX 30 (Ampere).

No entanto, foi sempre incapaz de oferecer um stock saudável nas lojas, com a NVIDIA também a apresentar algumas dificuldades, mas ainda assim, facilmente a dominar o top de vendas, crescendo ao nível da quota de mercado no mundo do PC Gaming.

Pois bem, um ano depois do lançamento das Radeon RX 6000, a AMD continua sem stock, mas por alguma razão, parece ter apostado num novo produto focado no mining. Uma jogada que vai obviamente cair mal junto dos gamers.

AMD não tem placas, mas vai lançar ‘besta’ de 72 MH/s

Portanto, o VideoCardz encontrou recentemente algumas fotografias daquilo que parece ser uma placa AMD pensada apenas e só para a prática do mining, com o nome de AMD BC-160 (Blockchain Compute), produzida pela XFX China, tendo como base o GPU Navi 12.

Segundo o que sabemos, a placa conta com 8GB de memória ultra rápida HBM2, bem como 2304 processadores stream.

É uma placa que vai enraivecer alguns jogadores, mas que faz algum sentido! Visto que há alguns meses atrás, tivemos alguns rumores a apontar para o desenvolvimento e produção de placas AMD Radeon apenas e só para o mining, tendo como base da geração passada. Curiosamente, esta placa ‘leaked’ tem como base um GPU Navi 12, um chip que apenas podemos encontrar na AMD Radeon Pro 5600M, dos computadores Apple.

No campo da performance, esta AMD BC-160 conseguiu chegar aos 72 MH/s em Etash, com um TGP de 150W. Ou seja, em termos de mining, esta placa deve ser 25% mais rápida que a RX 5700 XT.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também