Por vezes questiono-me o porquê de tudo estar tão caro, quando supostamente a procura está tão baixa. Afinal, se os níveis de produção estão dentro do normal, isto significaria que as muitas fabricantes de componentes teriam um amontoado de stock em armazém, o que claro está, faria com que a estratégia de venda tivesse de ser mudada para um foco no “escoamento” de produtos.
É exatamente isso que está a acontecer no mundo da memória RAM e NAND Flash, com os preços a caírem desde o ano passado, e curiosamente, está também a acontecer no lado da Intel, que decidiu agora baixar os preços de alguns processadores, e de uma das suas novas placas gráficas.
Porém, no caso da AMD, as coisas não são bem assim! A gigante responsável pelos processadores Ryzen 7000 e placas gráficas Radeon RX 7000, está muito atenta ao mercado, e está por isso mesmo a controlar, muito bem, o envio de componentes para as prateleiras. A ideia é manter os preços altos.
AMD está a limitar envio de produtos para manter preços altos
Portanto, no mundo dos computadores, as coisas estão realmente complicadas. Afinal de contas, apesar de uma queda pronunciada na procura por novos produtos, os preços continuam altos, na verdade, demasiado altos para a realidade económica das mais variadas regiões.
Ainda assim, apesar de uma aparente baixa muito significativa na procura, no lado do consumidor, a AMD conseguiu manter alguma rentabilidade no seu último exercício. Sabe porquê? A AMD está a controlar, com um punho de ferro, os seus níveis de produção.
É uma estratégia antiga, mas que resulta. Como funciona? É simples, a AMD está a controlar o envio de material, para não inundar o mercado, e assim manter os níveis de stock estáveis. Isto faz com que os preços se mantenham estáveis, mesmo num clima de “crise”.
É muito provável que a NVIDIA e Intel estejam a fazer exatamente o mesmo, mas em níveis diferentes, porque também têm mais produtos para despachar, de gerações antigas.
Quem assumiu esta forma de fazer as coisas foi a própria CEO da AMD, Dra. Lisa Su, ora leia:
- “Estamos a fazer “under shipment”. Fizemos no terceiro trimestre, e também no quarto trimestre. No primeiro trimestre de 2023 também vamos fazer, mas de forma diferente.”
Entretanto, a CEO afirma que está à espera de uma retoma algures na segunda metade de 2023, sendo exatamente por isso que esta estratégia de enviar pouco material deve começar a perder importância ao longo dos próximos meses. Aliás, já são esperadas quedas nos preços dos atuais Ryzen 7000 em Fevereiro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!