AMD lançou uma placa gráfica estranha, numa altura estranha

Numa altura em que já só se fala da nova geração de placas gráficas, eis que a Sapphire decidiu lançar uma placa extremamente estranha, na forma da Radeon 6700. Sim,~leu bem, Radeon 6700, sem XT, nem RX.

Um lançamento extremamente estranho, visto que estamos numa altura em que não só já podemos encontrar placas Radeon RX 6×50 XT nas prateleiras, como, claro, na verdade, toda a gente já só tem olhos para a nova geração RTX 40 e RX 7000.

Mas… O que tem esta placa gráfica de especial?

AMD lançou uma placa gráfica estranha, numa altura estranha

Portanto, a Radeon 6700 é uma placa gráfica única, não no campo da performance, nem no campo do preço, mas sim na parte do marketing. Afinal, não tem o prefixo RX, nem o sufixo XT. Ainda assim, é baseada no mesmo exato GPU que dá vida à RX 6700 XT e RX 6750 XT, ou seja, o Navi 22 de 7nm.

Dito tudo isto, o GPU que serve de base à Radeon 6700 conta com 36 unidades de computação ativas (de 40 disponíveis), o que por sua vez significa 2304 processadores Stream, e 144 TMUs. No campo da memória, a placa gráfica conta com 10GB de memória GDDR6 a 16Gbps, com a ajuda de uma interface de 160-bit.

Muito resumidamente, em termos de especificações e potencial performance gráfica, este modelo fica acima da RX 6650 XT, e claro, fica um pouco atrás da RX 6700 XT.

Entretanto, a Sapphire até vai lançar duas versões desta Radeon 6700. Um modelo de referência, e um outro modelo OC (Pulse). Mas ainda não sabemos preços, nem sabemos se vai ser um lançamento digno desse nome, em todas as regiões onde a Sapphire atua.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Placa interessante? Ou… meh? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também