A AMD, através de Scott Herkelman do departamento Radeon, confirmou num recente vídeo-entrevista à PC World, que a tecnologia rival ao DLSS da NVIDIA está mesmo prestes a chegar, com o desenvolvimento a correr muito bem.
No entanto, ainda vamos ter de esperar mais um pouco, visto que o lançamento deverá acontecer apenas na segunda metade de 2021.
AMD já tem rival para o DLSS! Será a peça que faltava?
Portanto, o VP e GM da AMD Radeon confirmou que o desenvolvimento está a correr lindamente, mas que ainda assim, existe muito trabalho a ser feito. Entretanto, uma coisa é certa, estamos a falar de uma tecnologia poderosíssima, que por acaso já tem um nome… FSR (FidelityFX Super Resolution).
Entretanto, se por acaso não faz ideia do que é o DLSS da NVIDIA, estamos a falar de uma tecnologia proprietária de upscalling. Que aproveita as capacidades IA e de Aprendizagem Máquina das mais recentes arquiteturas gráficas, para fazer upscale dos frames dos jogos compatíveis, o que claro está, resulta num aumento de performance muito significativo. (Ou seja, a placa gráfica faz a renderização a uma resolução mais baixa, e posteriormente, o algoritmo trata de fazer upscale a cada frame sem grande impacto à performance geral.)
É uma tecnologia que tem cada vez mais jogos compatíveis nas prateleiras, e que por isso, começa a ser um calcanhar de Aquiles para a AMD. Mas calma!
É que enquanto a NVIDIA está envolvida apenas no mundo do PC Gaming… A AMD é a responsável por todas as consolas de nova geração! Por isso, o FSR (FidelityFX Super Resolution) pode muito bem vir a ter um papel importantíssimo para a PS5 e Xbox Series X/S.
Em suma, se a solução da AMD for comparável à da NVIDIA, vamos ter um grande boost de performance no mundo dos videojogos, nomeadamente na nova geração de consolas, o que é sempre positivo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!