Há alguns dias atrás, na altura em que começaram a aparecer os primeiros computadores baseados no SoC Qualcomm Snapdragon X Elite, com Windows 11 equipado com o novo Copilot+, muitos consumidores começaram a coçar a cabeça… Então… Onde fica a Intel e a AMD no meio de tudo isto?
Bem, a AMD aproveitou a Computex 2024 para mostrar um pouco daquilo que tinha escondido na manga.
AMD já tem processadores AI mais rápidos que um Snapdragon X!
Portanto, a AMD anunciou os seus novos Ryzen 9000 para desktop, mas, verdade seja dita, muitos dos holofotes estão em cima dos Ryzen AI 300 “Strix”!
Que processadores são estes?
Bem, é uma família de APUs pensada para o segmento de computadores com um grande foco na Inteligência Artificial.
Mais concretamente, são processadores que combinam os novos núcleos Zen 5 e Zen 5c, têm ainda um GPU RDNA 3.5, e claro, núcleos NPU XDNA 2. Segundo a AMD, estes processadores vão fazer tremer a Qualcomm, que por sua vez tem vindo a impressionar o mercado com os seus Snapdragon X.
De forma mais concreta, com a chegada da plataforma Microsoft Copilot+ para o PC, a AMD está a ir ainda mais longe, ao apresentar a sua plataforma Ryzen AI 300 “Strix”, que combina vários aspectos interessantes do novo mundo da computação, de forma a satisfazer a procura por experiências IA transformacionativas. Para a AMD, os objectivos são muito claros:
- oferecer um maior desempenho de IA,
- proporcionando novas e ricas experiências GenAI e Copilot+,
- tudo isto com processamento a ser feito no seu PC.
Por enquanto, a AMD está a apresentar apenas dois processadores dentro desta gama, o Ryzen AI 9 HX 370, e o Ryzen AI 9 365.
A começar pelo primeiro chip (Ryzen AI 9 HX 370), estamos a olhar para um processador com 12 núcleos e 24 threads que apresenta uma configuração de quatro núcleos Zen 5 e oito núcleos Zen 5C.
Este chip funciona com frequências até 5,1 GHz, oferece 36 MB de cache (24 MB L3 + 12 MB L2), e oferece ainda uma Radeon 890M iGPU com 16 unidades de computação ou 1024 núcleos.
Assim, comparativamente ao antigo Ryzen 9 8945HS, estamos a olhar para 50% mais núcleos/threads, 33.3% mais unidades de computação, e mais do triplo do desempenho no lado do NPU.
O segundo chip (Ryzen AI 9 365) fica pelos 10 núcleos e 20 threads. Com frequências até aos 5GHz, 34 MB de cache e uma Radeon 880M iGPU com um total de 12 unidades de computação ou 768 núcleos. Este chip vem com quatro núcleos Zen 5 e seis núcleos Zen 5C.
Entretanto, ambas os APUs Strix incluem o mesmo nível de capacidades NPU! Com o seu hardware XDNA 2 a proporcionar até 50 TOPS de desempenho de IA.
Em suma, a AMD também está a apostar tudo no IA, e aparece muito bem posicionada para impressionar o mercado já em 2024. Especialmente porque já tem várias parceiras prontas a lançar produtos baseados nestes processadores.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!