Há cerca de quatro semanas, a AMD confirmou ter encontrado um bug crítico nas motherboards X570 e B550 a afetar a conectividade USB. Estamos a falar de ratos, teclados, etc… Tudo a desligar-se durante vários segundos ou minutos, de forma intermitente, sem existir uma razão para tal.
Um problema que na realidade não é novo, mas que ficou mais complicado em 2021, devido ao lançamento das novas placas gráficas RDNA 2 e RTX 30. Que claro está, precisam de uma maior largura de banda.
Dito tudo isto, depois de 4 semanas de investigações, e de vários relatos no Reddit, tudo indica que a AMD já encontrou a solução! Que será enviada para os consumidores através de uma atualização de BIOS para as motherboards afetadas em Abril e Maio.
- Já temos fotos das placas NVIDIA para mining! (30HX)
- WhatsApp: mensagens de voz mudam de velocidade!
AMD já tem a solução para o USB! Mas o update só chega em Abril
Portanto, o problema ocorre nos chipsets X570 e B550, causando problemas como perda de sinal nos periféricos, e distorção de som em equipamento de áudio ligado via USB (DAC/AMP).
Entretanto, para fugir destes problemas, os utilizadores tiveram de baixar o PCIe para Gen 3, ou baixar o protocolo USB de 3.0 para 2.0. O que claro está, irritou muito boa gente, devido ao facto de quando monta um PC, estar a pagar para ter acesso a todas as funcionalidades da máquina.
Assim, tudo indica que vamos ter uma atualização AGESA para as BIOS destas motherboards, com a versão 1.2.0.2 a ser distribuida para as fabricantes de boards na próxima semana. Por isso, as primeiros BIOS deverão ser lançadas já no início do próximo mês. É uma questão de ficar atento à página de suporte das marcas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.