Muito tem vindo a ser dito acerca da falta de vontade por parte da AMD de competir nas gamas mais altas do mercado de placas gráficas, o que é desapontente, mas acaba por ser mais ou menos compreensível. Na verdade, basta olhar com olhos de ver para os últimos anos de rivalidade entre a AMD e a NVIDIA.
Porém, isto não significa que a AMD se vai focar apenas em placas gráficas baratas, para as gamas mais baixas do mercado. É muito provável que a AMD se queira voltar a focar no mercado que realmente interessa, ao oferecer alternativas de qualidade a um bom preço.
Sendo exatamente por isso que já tivemos alguns rumores a apontar para o lançamento de uma placa gráfica de 400€ capaz de oferecer o nível de performance da atual RTX 4080 da NVIDIA.
Como é que estes rumores estão a chegar ao mercado? Simples, ao que tudo indica, a AMD já está extremamente avançada no desenvolvimento da arquitetura RDNA 4.
AMD já tem a nova geração de placas gráficas a fazer das suas!
Portanto, já tivemos alguns leaks a apontar para o desenvolvimento das primeiras placas gráficas Radeon RX 8000! Tudo graças à implementação de algumas linhas de código no compilador LLVM para Linux.
Estas são as placas GFX1200 e GFX1201, uma nomenclatura que serve para uma continuação da progressão lógica da AMD através das arquitecturas gráficas, considerando a história da empresa de associar a arquitetura RDNA1 ao nome GFX10 e seguir o exemplo com as gerações subsequentes, como a RDNA2 era a GFX10.2 e a RDNA3 era a GFX11.
Entretanto, ainda não sabemos grande coisas acerca das características técnicas de cada uma destas placas gráficas. Mas como já dissemos várias vezes ao longo dos últimos meses, é esperado que a AMD desista completamente de competir na gama mais alta do mercado, de forma a apostar apenas na gama baixa, média e média-alta. Vai ser uma geração muito similar à altura das RX 5700 XT.
Mas isso pode ser bom! A 5700 XT foi uma placa gráfica extremamente interessante, e bastante mais barata que a concorrência.
Dito tudo isto, apesar destes leaks, a nova geração de placas gráficas só vai dar um ar de sua graça em 2025.