Apesar de não ser mentira, foi no dia 1 de Abril que a AMD resolveu patentear a maneira como as suas novas placas gráficas irão funcionar num futuro próximo. Estamos a falar de um design do tipo chiplet, muito similar ao que a AMD já utiliza nos seus processadores Ryzen e Epyc, e que pode muito bem mudar a indústria.
Curiosamente, a NVIDIA está atenta, e também parece estar a trabalhar em algo parecido.
AMD já patenteou o futuro das placas gráficas!
Portanto, estamos a falar de uma patente, por isso, não existe qualquer possibilidade de estar ligado ao dia 1 de Abril. Até porque a patente vem confirmar aquilo que já tinha vindo a público! Ou seja, que a AMD está a tentar criar um GPU tendo como base a estratégia de uso de vários chiplets no mesmo ‘pacote’.
Assim, no novo documento temos um design com uma ‘active bridge’ implementada para interligar os chiplets através de memória super rápida, um pouco como a cache L3. Em suma, uma autoestrada de informação disponível para todos os chiplets (nesta patente, são 3).
Desta forma, é possível disponibilizar a informação de forma unificada, mesmo com três GPUs separados. Além disto, da mesma forma que também temos algumas vantagens no mundo da arquitetura Zen, isto possibilita muitas poupanças, bem como muito potencial de escalonamento de performance para a gigante dos processadores.
O que isto irá resultar em termos de performance? Ainda não fazemos ideia. Mas parece ser uma jogada muito interessante por parte da AMD, de forma a oferecer mais performance, sem ter de lidar com um aumento de complexidade e maiores custos de produção.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que a AMD vai ser capaz de passar para a frente da NVIDIA com este novo esforço? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.