Como deve saber, os processadores que dão vida aos nossos PCs estão prestes a mudar de forma bastante significativa. Afinal de contas, depois de a Intel ter anunciado que iria adotar o design big.LITTLE, parece que a AMD também anda a brincar com a estratégia de meter núcleos de processamento diferentes dentro do mesmo ‘pacote.’
O que é isto? Núcleos diferentes? Sim, o design big.LITTLE é uma tecnologia híbrida, que até já podemos encontrar na grande maioria dos processadores ARM que dão vida aos nossos smartphones e tablets. No fundo, é a união de núcleos pensados na performance com núcleos mais focados na eficiência energética.
Mas vamos por partes.
AMD: Os processadores para PC vão mudar em breve!
Portanto, a AMD está a trabalhar na sua própria tecnologia híbrida big.LITTLE x86, tendo como base o que a ARM tem feito nos últimos anos. Assim, dentro desta estratégia, vai ser possível juntar dois tipos de núcleos de processamento com performance e consumos bastante diferentes. A ideia é aumentar significativamente a eficiência, ao utilizar os núcleos corretos para a tarefa correta.
Dito isto, a AMD parece ter uma solução muito interessante, de forma a conseguir mudar o processamento de workloads ‘on the fly’. Tudo dependendo dos núcleos já em utilização, do nível de processamento esperado, do uso de memória, e até do facto de algumas instruções estarem apenas disponíveis nos núcleos mais poderosos.
Em suma, apesar de serem esperados alguns aumentos de performance, este tipo de design é mais focado na poupança de energia, ou seja, na eficiência. Entretanto, enquanto este tipo de arquitetura deverá chegar ao mundo da Intel já em 2021 e 2022, no lado da AMD, ainda não fazemos ideia.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!