A AMD está a fazer um brilharete no mundo dos processadores, ao conseguir encostar a velha rival Intel à parede. No entanto, na parte das placas gráficas, mesmo após o lançamento da sua gama mais interessante dos últimos 10 anos (RX 6000)… Tudo indica que as coisas não estão a correr muito bem!
Afinal de contas, segundo o mais recente Steam Hardware Survey, a NVIDIA vendeu mais placas RTX 3090, do que a AMD vendeu placas RX 6000. É incrível!
AMD está forte nos processadores! Mas nas placas gráficas…
Portanto, o Steam Hardware Survey não é obviamente 100% fiável, mas é uma das melhores maneiras que temos de “ler” o mundo dos computadores, especialmente na parte dos componentes pensados para jogadores ou entusiastas do hardware.
É que segundo os mais recentes dados, enquanto as placas Ampere (RTX 30) da NVIDIA continuam a subir, à medida que o nível de produção vai melhorando, e como consequência disso mesmo, os preços também vão descendo… As placas da AMD nem sequer aparecem na tabela!
Aliás, as placas da AMD, baseadas na mesma arquitetura que dá vida às consolas de nova geração (RDNA 2), nunca apareceu nos dados da Steam. O que não faz grande sentido, se tivermos em conta a performance das mesmas, e claro, o facto de terem sido lançadas em Novembro de 2020.
Curiosamente, o redditor @zyck_titan descobriu que afinal elas aparecem nos dados da Steam. No entanto, como estas placas, individualmente, não chegam aos 0.15%, estão todas agrupadas na parte “Vulkan Systems”.
Em suma, para ter noção, a Radeon RX 6800 XT é tão popular quanto a NVIDIA GTX 650 Ti, que foi originalmente lançada em 2013.
Mais detalhadamente, a RX 6700 XT tem 0.11% de quota de mercado, isto enquanto a RX 6800 XT fica pelos 0.10%, a RX 6800 fica pelos 0.05%, e a mais poderosa RX 6900 XT chega aos 0.08%. Muito resumidamente, a gama mais recente da AMD tem um total de 0.34% de quota, enquanto a mais recente gama da NVIDIA já chega aos quase 4% (3.98%).
Porquê?
A explicação mais simples passa pelo facto de a AMD não conseguir produzir unidades suficientes. Ou seja, como são enviadas poucas unidades para as lojas, é muito difícil encontrar estas placas a bom preço no mercado tradicional. Sabe porquê? Porque a grande maioria da produção de GPUs da AMD está focada nas consolas de nova geração, a PS5 e Xbox Series S/X.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!