AMD está prestes a lançar o Ryzen 7 5800X3D!

Algumas das parceiras da AMD já começaram a atualizar as suas firmwares UEFI (BIOS) para as motherboards AM4, de forma a estarem prontas para a iminente chegada do inovador processador Ryzen 7 5800X3D, por sua vez baseado na arquitetura Zen 3+, com cache 3D.

Um exemplo disto mesmo é a Gigabyte, que entretanto já lançou uma nova BIOS para todas as motherboards AMD 400 e AMD 500, com suporte aos processadores Ryzen 5000.

AMD está prestes a lançar o Ryzen 7 5800X3D!

Ryzen 3000

Portanto, lembra-se do aviso que fizemos há alguns dias atrás, de que não deveria atualizar a BIOS da sua motherboard. Pois bem, esta nova versão da Gigabyte tente corrigir alguns dos bugs introduzidos pelo firmware ‘bugado’, ao mesmo tempo que também traz algumas novidades muito interessantes.

Esta atualização conta com o microcódigo AGESA ComboPI V2 1.2.0.6 Patch-b, bem como com o regresso da funcionalidade “Max CPU Boost Clock Override”. Que entretanto, apenas fica disponível com um processador Ryzen 5000 instalado. (É uma porta para os entusiastas do Overclock!)

Talvez mais importante que tudo isso, é o suporte ao meu curioso processador Ryzen 7 5800X3D, com 8 núcleos, 16 threads, e um total de 100MB de cache! Um processador que deverá igualar, ou até ultrapassar, a performance do Intel Core i9-12900K em várias tarefas, onde claro, temos de incluir o gaming.

Ademais, entusiasmado pelo novo processador da AMD? Este deverá ser apenas um pequeno teste da fabricante, para ver como se safa com a cache 3D. Por isso, vai chegar ao mercado em pequenas quantidades. O que não é necessariamente mau! Visto que vamos ter processadores Ryzen 7000, por sua vez baseados na arquitetura Zen 4 de 5nm, muito pouco tempo depois.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também