A AMD está numa fase de crescimento simplesmente brutal, ao bater o pé às suas duas rivais diretas, a Intel e NVIDIA. Isto ao mesmo tempo que também foi capaz de garantir o desenvolvimento e produção dos processadores que dão vida às consolas de nova geração da Sony e Microsoft, ou seja, as recentes PS5 e Xbox Series X/S.
A AMD já não estava tão bem há muitos e longos anos… Mas isto não significa que seja altura para repousar. Ou seja, como a empresa não quer perder o comboio, está constantemente a desenvolver novos produtos, mesmo quando ainda não lançou outros já finalizados. Afinal de contas, não foi assim há tanto tempo que a AMD lançou os primeiros produtos baseados nas arquiteturas Zen 3 e RDNA 2, no entanto, a empresa já está a dar tudo o que tem na próxima geração!
AMD encostada à sombra da bananeira? Pode esquecer tal coisa!
Portanto, a Dr. Lisa Su aproveitou todo o entusiasmo à volta da CES 2021 para começar já a falar dos planos da AMD para as arquiteturas de nova geração Zen 4 e RDNA 3. Afirmando que o grande foco da empresa é ser sempre extremamente competitiva, tanto em performance, como no preço.
Dito tudo isto, se gosta da retrocompatibilidade da plataforma AM4 da AMD, está na altura de começar a dizer adeus à sua motherboard… É que a partir da arquitetura Zen 4, vamos ter novas motherboards baseadas na plataforma AM5, com suporte à nova geração de memória RAM DDR5, e ainda suporte ao novo standard USB 4.0.
Além de tudo isto, tudo aponta para o uso do recente processo de 5nm da TSMC, linhas de produção que já estão a ser aproveitadas com muito sucesso por parte da Apple e Qualcomm no mundo dos smartphones.
5nm? Isto poderá significar um aumento no número de núcleos e threads!
Em suma, é esperado que o próximo grande lançamento de processadores e placas gráficas AMD aconteça apenas no fim de 2021. Um lançamento que deverá trazer ganhos de performance e de eficiência muito similares aos que vimos no fim de 2020! (Tanto no mundo dos CPUs como no mundo dos GPUs).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.