AMD desistiu da gama alta para ir atrás de mais jogadores!

Há vários meses que este rumor existe, e ao que tudo indica, não é por acaso. A AMD vai mesmo afastar-se da gama alta do mundo das placas gráficas com a sua nova arquitetura RDNA 4.

A ideia é deixar a gama mais alta para a NVIDIA, de forma a que seja possível criar produtos mais amigos da carteira, mas ainda assim poderosas, de forma a convencer a sempre importante gama média.

Mas, sem uma referência lá em cima, será que a AMD se safa?

AMD desistiu da gama alta para ir atrás de mais jogadores!

radeon, rx 6800

Portanto, todos os rumores foram agora confirmados pela própria AMD. A gigante Norte-Americana decidiu concentrar os seus esforços na escala, em vez de placas gráficas para entusiastas. É uma nova estratégia, que apesar de triste, é muito provavelmente necessária para dar a volta à situação.

Assim, a AMD vai ter dois GPUs para dar vida a uma nova gama de placas gráficas Radeon RX 8000 (RDNA 4). O Navi 48 para a gama média, e o Navi 4 para a gama de entrada. No fundo, isto não é mais que uma repetição daquilo que aconteceu com a geração Radeon RX 5000, que foi apenas até à Radeon RX 5700 XT, uma placa de gama média-alta, que foi capaz de impressionar pela sua qualidade-preço. Porém, é também uma placa gráfica que nunca foi capaz de ultrapassar as ofertas de gama média da NVIDIA.

Por isso, mudar de estratégia no lado do desenvolvimento não é a solução.

A AMD tem de saber vender estes produtos, o que muito provavelmente tem de passar pela solução mais fácil… Lançar produtos interessantes, a preços (mais) apelativos!

Em suma, a AMD vai deixar de lado o limitado nicho dos entusiastas, que constitui aproximadamente 10% do mercado, para se concentrar em estabelecer uma presença mais alargada com soluções de gama média. Agora é ver se a coisa resulta! Ou melhor, se a AMD foi capaz de aprender com os erros.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também