Isto é algo que eventualmente iria sempre acontecer, apesar do facto de a AMD se dar muito bem com os processos de produção da TSMC. Aliás, há até quem diga que a TSMC foi a arma secreta da AMD para voltar ao sucesso, na altura em que a Intel estava a passar um mau bocado com o seu salto para os 10nm.
Isto porque, nos tempos que correm, toda a gente quer um pedacinho da TSMC para si. Porém, não existem pedaços para todos.
Assim, numa altura em que a TSMC está a rebentar pelas costuras, e tem os seus processos mais poderosos e eficientes reservados por empresas maiores, como é o exemplo da Apple, eis que a AMD se vê obrigada a virar para a Samsung.
Não vai ser um abandono, mas ao que tudo indica, a AMD vai mesmo passar parte da sua produção para as linhas da Samsung.
AMD está a ser obrigada a deixar a TSMC para ir para a Samsung
Portanto, isto ia sempre acontecer, porque a AMD tem uma parceria muito próximo com a Samsung, no desenvolvimento de processadores, bem como em outras outras áreas de negócio. Aliás, esta nem é a primeira vez que se fala deste assunto dentro dos corredores da indústria.
Dito isto, a Samsung vai começar a produzir produtos de 4nm para a AMD, porque além dos 3nm completamente reservados pela AMD, as linhas de 4nm da TSMC também estão a funcionar muito perto da sua capacidade máxima, não existindo sobras para ninguém.
Assim, a AMD vai adaptar o design dos seus processadores mobile Ryzen 7040 ‘Phoenix’ para uma das linhas de 4nm da Samsung. Sim, uma das linhas, é que a gigante Coreana tem 5 tipos à escolha. Esta é uma decisão um pouco tomada à pressa. Porque a AMD precisa de subir o seu nível de produção de forma muito significativa nas próximas semanas. Isto de forma a rivalizar com o próximo lançamento da Intel, Meteor Lake.