A NVIDIA anunciou muito recentemente as suas novas RTX 5060/5060 Ti, e claro, o mundo parou um bocadinho para olhar e apreciar. Contudo, quem está mesmo a mexer com as águas é a AMD, que verdade seja dita, há muito tempo que não tinha este sucesso no segmento.
Dito tudo isto, a AMD já se prepara para lançar a sua nova Radeon RX 9060 XT. Porém, apenas em maio, muito provavelmente durante a Computex. Parece bom, certo? Mais ou menos…
AMD está a vencer… Mas continua a correr atrás do prejuízo?
Sim, é verdade que a AMD tem vindo a ganhar cada vez mais terreno, curiosamente em todas as vertentes do seu negócio. Basta olhar para o sucesso dos seus processadores Ryzen, APUs para consolas portáteis, e mais recentemente para o sucesso das suas placas gráficas RX 9070, que caso não saiba, estão a vender 10x mais que a RTX 5080 em lojas gigantescas como é o caso da MindFactory.
Mas, apesar de todo este sucesso, a sensação que fica é que a marca continua sempre ligeiramente atrasada… especialmente quando o assunto é o calendário! Será a AMD RX 9060 XT: uma resposta (tardia?) à nova RTX 5060 Ti.
A nova aposta da AMD vai chegar com configurações semelhantes à rival direta da NVIDIA, curiosamente também com versões de 8GB e 16GB de memória, um barramento de 128 bits, e claro, o chip Navi 44 com 2.048 SPs. Nada mau! Ainda por cima com clocks generosos (2620 MHz de base e até 3230 MHz em boost).
Tudo isto com um preço mais em conta, visto que a AMD já percebeu que tem de aproveitar o “embalo”.
Ou seja, na teoria, temos aqui uma bela evolução face à RX 7600 XT. Mas… (e há sempre um “mas”) — enquanto a NVIDIA já está a vender, a AMD ainda está a afinar os pormenores para uma estreia “planeada” em maio.
O mundo da gama média nem sempre é uma questão de performance, ou por vezes até de preço mais apetecível. Está muito à volta do timing. Mesmo que as Radeon RX 9060 sejam incríveis, um lançamento em maio parece… Um lançamento que chega demasiado tarde para apanhar o comboio.
Mas vamos esperar para ver.