Nos últimos dias, muitos têm sido os rumores a apontar para uma AMD capaz de lançar a sua primeira arquitetura MCM antes da sua grande rival NVIDIA! Pois bem… A própria AMD acabou de confirmar isto! O que de forma bastante curiosa, pode meter a atual força dominadora do mundo das placas gráficas numa posição que a mesma não conhece muito bem, ou seja, uma posição de fragilidade.
AMD confirmou que conseguiu mesmo passar a perna à NVIDIA
Portanto, apesar da crise de produção, a AMD está a carburar em todos os cilindros, conseguindo bater a Intel, mas também a NVIDIA, no seu próprio jogo. Afinal de contas, enquanto a Intel está encostada à parece, a AMD parece estar agora a ser capaz de bater o pé à NVIDIA.
Primeiramente com o lançamento da arquitetura RDNA 2, que igualou mais ou menos a balança no campo da performance. E posteriormente com o lançamento do primeiro GPU MCM (multi-chip module), que até já se encontra a ser enviado para os clientes. Ou seja, a AMD está pronta a utilizar a mesma exata estratégia que aproveitou ao máximo com os processadores Ryzen, ao apostar em chiplets. (Vários chips dentro do mesmo ‘pacote’.)
Afinal de contas, o primeiro GPU MCM já foi lançado para o mercado especializado, na forma do AMD Instinct MI200 “Aldebaran”. Quem o disse foi a AMD, durante a recente apresentação de contas referentes ao segundo trimestre do ano.
Em suma, a AMD bateu a Intel que deve lançar a sua primeira arquitetura MCM na forma da Xe-HP algures em 2022, e mais importante que isso, bateu a NVIDIA, que apenar irá seguir a mesma estratégia com o lançamento da arquitetura Hopper, algo que originalmente teria uma data de lançamento algures em 2023 ou 2024.
Entretanto, como é óbvio, este GPU MCM da AMD foi pensado para o mundo empresarial. Ou seja, o mercado tradicional de consumo ainda não tem placas MCM disponíveis nas prateleiras. Mas também não vai ter de esperar muito tempo! Afinal de contas, é algo que deve chegar já no próximo ano, quando a AMD lançar os GPUs Navi 31 e Navi 32, muito provavelmente no segundo trimestre do ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!