Como já dissemos várias vezes nas últimas semanas, a AMD vai sim dar o salto para a sua nova arquitetura Zen 4 baseada no processo de 5nm da TSMC, com o lançamento dos Ryzen 7000. Processadores que vão ser exclusivos das novas motherboards AM5.
Contudo, isto não significa que a AMD tenha de abandonar as tão populares motherboards AM4, como são os exemplos das famosas B450, B550, X570, etc…
A AMD quer continuar a lançar processadores mais poderosos para a sua antiga plataforma, e pelos vistos, vai apostar na recente memória cache 3D para o fazer. Sim, (provavelmente) não vamos ter processadores Ryzen 7000 para as motherboards antigas. Mas vamos presenciar a chegada de novos Ryzen 5000, com um acréscimo de performance entre os 10% e os 20%!
AMD vai apostar na cache 3D para dar nova vida às boards ‘velhas’
Portanto, como deve saber, a AMD já lançou um processador equipado com memória cache 3D, na forma do Ryzen 7 5800X3D. Um processador muito curioso, que até foi capaz de impressionar muitos dos entusiastas do mundo dos computadores.
Na altura, o mercado pensou que este processador seria um simples teste da tecnologia, para a AMD perceber se devia ou não apostar na sua implementação, nos Ryzen 7000, um pouco mais tarde, muito provavelmente em 2023. Mas estávamos todos errados!
A AMD quer aproveitar a tecnologia para dar vida a novos processadores Ryzen 5000, que deverão coexistir com os novos Ryzen 7000. Estamos a falar de uma forma de manter a plataforma AM4 bem viva, com mais performance, isto enquanto os entusiastas mais endinheirados dão o salto para os novos processadores Zen 4.
Que processadores estão a caminho do mercado?
Ao que tudo indica, a AMD está a preparar pelo menos mais 2 novos processadores equipados com a memória cache revolucionária. Assim, além do já lançado Ryzen 7 5800X3D, vamos receber um Ryzen 9 5900X3D, e ainda um processador de gama média, na forma do Ryzen 5 5600X3D. Quem sabe, se não vamos também receber um Ryzen 9 5950X3D, um pouco mais tarde, com uns incríveis 200MB de cache?
Em suma, a plataforma AM4 vai sobreviver! Por isso, se quiser mais performance, existem respostas mais em conta, em vez de dar o salto para as plataformas da Intel, que obrigam à troca de motherboard, memória RAM e Processador.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!