A AMD apresentou hoje o seu muito esperado, e muito provavelmente “sweet spot” para jogos, Ryzen 7 9800X3D, ou seja, um processador capaz de conjugar a recentemente lançada arquitetura Zen 5 com a sempre extremamente interessante tecnologia 3D V-Cache.
Infelizmente, a empresa ainda não divulgou quaisquer especificações finais do produto, ou outros detalhes similares. Apenas sabemos que o lançamento acontece no dia 7 de novembro de 2024, ou seja, esta aposta da AMD aparece no mercado duas semanas antes dos novos Intel Core Ultra Series 2 “Arrow Lake-S”.
O que claro está, significa que os novos processadores da Intel vão ter de ser comprados com a nova aposta da AMD nos muitos comparativos e benchmarks. Jogada de génio!
AMD anunciou Ryzen 7 9800X3D, e claro, cortes no preço!
Portanto, a AMD está a tentar alargar a sua liderança no lado do desempenho, especialmente no mundo dos jogos, que na verdade já tinha nas suas mãos com o Ryzen 7 7800X3D.
Ou seja, a mudança para a mais recente microarquitectura “Zen 5” e as velocidades de relógio mais elevadas… Poderão aumentar o desempenho em jogos para além do 7800X3D. Provavelmente em alguns pontos percentuais. Algo curioso, visto que o 7800X3D já é mais rápido do que o Core i9-14900K em várias tarefas. O que por sua vez também acaba por meter ainda mais pressão em cima da Intel, que anda a correr atrás do prejuízo, especialmente depois de tudo aquilo que aconteceu nos últimos meses com a gigante azul dos microprocessadores.
Cortes no preço!
Para melhorar um pouco mais a restante proposta Ryzen 9000, a AMD também anunciou cortes no preço dos processdadores já lançados. O anúncio foi feito em dólares, e como tal, não sabemos ainda o impacto em euros. Porém, deve ser mais ou menos equivalente. Ou seja, 50€ no processador topo de gama, e cerca de 30€ nas restantes versões.
Cortes que deverão ficar ainda mais apetitosos na altura do Black Friday, em novembro. Fique atento!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!