A AMD aproveitou o seu blog oficial para publicar um novo artigo com o título ‘Jogar Além dos 4GB‘, onde fez uma ‘espécie’ de comparação entre as suas recentes placas gráficas de gama baixa baseadas na arquitetura Navi. As muito interessantes para o preço, RX 5500 XT de 4 e 8GB.
Qual é o objetivo? Em suma, mostrar qual é a grande diferença entre as placas de 4GB e 8GB de memória! Será que ainda vale a pena poupar uns trocos e ficar pelos 4GB? Provavelmente não, e a AMD explica porquê.
AMD afirma que o tempo das placas gráficas com 4GB acabou!
Portanto, a fabricante decidiu testar as suas próprias placas gráficas, num autêntico duelo para perceber afinal de contas qual é o ganho do aumento da quantidade de memória vRAM. Metendo em risco algumas vendas, visto que a gigante Norte Americana está basicamente a dizer aos utilizadores para não comprar uma das duas versões em análise.
Pois bem, parece que a versão da placa com 8GB consegue manter uma vantagem de 20% em relação à sua irmã menos apetrechada! Isto numa série de testes a jogos onde podemos encontrar Modern Warfare, Borderlands 3, Forza Horizon 4, Ghost Recon e Wolfenstein II: The New Colossus.
Curiosamente, a AMD testou também o muito recente DOOM Eternal nestas mesmas placas gráficas, com a opção ‘Ultra Nightmare‘ ativa! Conseguindo 75FPS na versão com 8GB… E zero na versão com 4Gb! Porque o jogo nem sequer permite escolher esta opção gráfica.
Isto tudo para quê? Para basicamente afirmar que o futuro são os 8GB, mesmo nas gamas mais baixas. Ou seja, a AMD matou os processadores ‘Quad Core’, e agora quer matar as placas gráficas com ‘4 GB de RAM’. O que nos leva a pensar… Será que a fabricante tem alguma coisa contra o número 4?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.