A ASUS revelou várias motherboards baseadas num chipset ainda não anunciado nem especificado pela AMD, o A520! Uma gama de motherboards que deverá ficar bem abaixo das atuais topo de X570, ficando também atrás das média gama quase no mercado B550. Aliás, é bem provável que o suporte ao standard PCIe 4.0 fique na gaveta, apesar de algumas fabricantes poderem optar por manter as 20 linhas de comunicação PCIe 4.0 que o processador oferece.
Temos de esperar para ver o que irá acontecer neste campo, visto que as novas motherboards B550 trazem suporte ao standard onde mais interesse, no slot principal para a placa gráfica e slot M.2 SSD.
AMD A520? PCIe 4.0 na gama baixa? ASUS acabou de revelar 5 modelos
Curiosamente, todas as motherboards listadas pela Asus têm o formato mATX, muito provavelmente para oferecer uma solução decente para quem não quer uma máquina gigante. Além disto, também faz algum sentido para as fabricantes meter o SoC mais barato num formato mais pequeno, de forma a poupar recursos e espaço nas linhas de produção.
As motherboards reveladas foram estas:
- PRIME A520M-A
- PRIME A520M-E
- TUF GAMING A520M-A
- TUF GAMING A520M-PLUS
- PRIME A520M-K
Ainda não fazemos ideia se este chipset poderá suportar as próximas gerações de processadores Ryzen 4000 ou não. Visto que a AMD anunciou hoje que o suporte aos seus novos processadores irá ser bastante mais limitado a partir da atual geração. (Leia mais em baixo.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Oops!? AMD vai desistir da retro-compatibilidade?
Caso não saiba, a AMD tem uma nova gama de motherboards a caminho do mercado! Uma gama baseada no chipset B550, que tem como grande missão oferecer uma alternativa às ainda bastante caras motherboards X570, ao mesmo tempo que continua a suportar o standard PCIe 4.0 no slot da placa gráfica e slot principal m.2 SSD.
No entanto, parece que a retro-compatibilidade vai ficar para trás… Ou seja, com o anúncio oficial das novas motherboards, a AMD também aproveitou para anunciar que não irá levar os novos Ryzen 4000 (Zen 3) a todas as antigas motherboards, ou seja, à série 300/400.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!